Pesquisa vai dimensionar os impactos causados pela Covid na Cultura

"Atingidos pelo isolamento social, praticantes, empreendedores, artistas e trabalhadores desses setores veem-se agora diante de desafios variados, sabendo que, provavelmente, serão os últimos a retomar suas atividades presenciais", afirmam os pesquisadores

 Pesquisa vai dimensionar os impactos causados pela Covid na Cultura

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Unesco Brasil, o Sesc, a Universidade de São Paulo e o Fórum Nacional de Secretários e dirigentes estaduais de cultura estão dimensionando,por meio de pesquisa, os impactos da Covid-19 no setor cultural e no criativo.
 
 
A coordenação é de André Lira (Cultive Soluções), Pedro Affonso Ivo Franco (UNCTAD), Rodrigo Correia do Amaral (Universidade de São Paulo), Victor Nunes Toscano (Especialista em estudos e pesquisas governamentais).
 
 
O objetivo é confirmar e complementar cenários capturados por outras pesquisas, compreender em profundidade as realidades estaduais e municipais, e oferecer informações aos gestores públicos em tempo real. Objetiva ainda dimensionar os impactos de curto e médio prazo da pandemia de Covid-19 nos setores cultural e criativo do Brasil, orientando o debate e a criação de saídas para a crise atual.
 
 
A pesquisa seguirá o processo de coleta, organização, análise e elaboração de relatórios. Não sendo possível coletar dados a partir de uma amostra probabilística, esta é uma pesquisa descritiva. As informações levantadas serão exibidas somente de forma agregada, sem a divulgação de qualquer informação individual das(os) participantes.
 
 
Realidade
 
 
De acordo com os coordenadores do estudo,juntos, os setores cultural e criativo movimentam R$ 171,5 bilhões por ano, o equivalente a 2,61% de toda a riqueza nacional (Firjan/Senai, 2019).
 
 
Ainda segundo esse grupo, o Sistema de Informações e Indicadores Culturais do IBGE registrou, em 2018, a existência de 5,2 milhões de pessoas ocupadas em atividades culturais e criativas no Brasil (SIIC/IBGE, 2019). 
 
 
"Atingidos pelo isolamento social, praticantes, empreendedores, artistas e trabalhadores desses setores veem-se agora diante de desafios variados, sabendo que, provavelmente, serão os últimos a retomar suas atividades presenciais", afirmam. 
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS