LEGISLAÇÃO: Lei garante ingressos gratuitos para inscritos no Programa Pátria Voluntária

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o país conta com mais de 7,2 milhões de voluntários

LEGISLAÇÃO: Lei garante ingressos gratuitos para inscritos no Programa Pátria Voluntária

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foram publicadas no Diário Oficial da União, alterações na Instrução Normativa da Lei Federal de Incentivo à Cultura com o objetivo de garantir que cidadãos com comprovado envolvimento em atividades voluntárias tenham direito a ingressos gratuitos em espetáculos patrocinados pelo mecanismo de incentivo.

 

De acordo com o secretário Especial da Cultura, Roberto Alvim, a decisão pela inclusão do benefício da gratuidade aos voluntários faz parte de uma política de valorização do Programa Pátria Voluntária, do Governo Federal.

 

“É um programa incrível, que está ajudando a construir um país mais justo e solidário. Aquelas pessoas que estão cadastradas nas plataformas participantes do Pátria Voluntária, com carga horária igual ou superior a 120 horas/ano, poderão a partir de agora assistir a shows, espetáculos e participar de vários outros tipos de atrações culturais em todo o Brasil, gratuitamente”, disse.

 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o país conta com mais de 7,2 milhões de voluntários.

 

Gerente de Projetos do Programa Pátria Voluntária, Cristiano Saraiva destaca a importância do apoio da Lei no fomento ao voluntariado. “Um dos objetivos do programa Pátria Voluntária é estimular a participação no voluntariado, e incluir o voluntário na Lei de Incentivo à cultura foi uma forma que encontramos, em parceria com a Secretaria Especial de Cultura, de incentivar ainda mais essas ações. Assim, reconhecemos o trabalho realizado pelos voluntários e facilitamos o acesso a várias atrações culturais”, afirma.

 

Marcela Ciarlini, voluntária da ONG Samaritanos, que presta assistência à população de rua em Recife (PE), elogiou a mudança na lei.

 

“A medida só tem potencial para impacto positivo. Se, por um lado, incentiva o engajamento da sociedade civil na busca por soluções de problemas sociais em conjunto com a atuação governamental, por outro facilita e também incentiva o acesso à cultura, que é outro aspecto de grande importância para a construção de uma comunidade plural e empática, porque possibilita a troca de conhecimento e a experiência de enxergar do ponto de vista de outrem”, destaca.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS