O programa tem o objetivo de aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários para esses equipamentos culturais, especialmente jovens em situação de vulnerabilidade social
Biblioteca Clarice Lispector de Vilhena / Foto: Secom
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A biblioteca Clarice Lispector gerida pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos do município de Vilhena conseguiu ser integrada ao programa Conecta Biblioteca, uma realização da ONG Recode e da Caravan Studios, que tem como finalidade o estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas. No estado mais três bibliotecas fazem parte da organização: uma em Ariquemes, outra em Serigueiras e a escola Monteiro Lobato, também do município de Vilhena.
O programa tem o objetivo de aproximar a comunidade da biblioteca e atrair novos usuários para esses equipamentos culturais, especialmente jovens em situação de vulnerabilidade social. Em Vilhena o espaço é aberto ao público, inclusive foi construída fora dos muros da instituição para facilitar o acesso. Tem capacidade para aumentar o número de leitores, pois entre aquisição e doações, já possui mais de doze mil exemplares disponíveis para empréstimos.
Em 2018, o Programa nacional abriu inscrições para a participação de outras bibliotecas. O Ceeja Vilhena, responsável pela Biblioteca Clarice Lispector, entrou em contato com o Programa no Rio de Janeiro e, através de e-mail, recebeu orientações sobre os passos da inscrição e a documentação necessária.
O Programa tem o apoio de ONGs como: RECODE, Bill e Melinda Gates, LINX, Estação Hack São Paulo from Facebook, PMEF Project Management Institute Educational Foundation, CARAVAN Studios e Microsoft. O Conecta Biblioteca contribui com o fortalecimento e a sustentabilidade da rede nacional de bibliotecas.
FORMAÇÃO
Para iniciar o desenvolvimento do programa, foi oferecido um treinamento à um profissional da escola. A Professora Wilma Macedo Barreira participou por três dias da formação no Rio de Janeiro, com despesas pagas pelo programa. Durante o evento aconteceram palestras e oficinas com diversos profissionais como Mansur Bassit (Secretaria de Economia da Cultura); Guilherme Relvas (Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas); Renata Costa (Plano Nacional do Livro e Leitura); Coordenadores da CARAVAN Studios, da Califórnia e Rodrigo Baggio (Ong RECODE). A ONG RECODE e a CARAVAN Studios são as idealizadoras do Programa Conecta Biblioteca e incentivam a busca de novas parcerias.
Em virtude dessas sugestões, a Biblioteca Clarice Lispector realizou uma pesquisa de opinião sobre o papel da biblioteca na comunidade. Após, foi formado um Comitê Jovem que fez entrevistas com líderes da comunidade para diagnosticar os anseios e definir as atividades que podem ser desenvolvidas pela biblioteca. Com o resultado, foi elaborado o projeto que está sendo desenvolvido pela biblioteca.
Em Novembro, a ONG RECODE abriu inscrições para diversos cursos visando o fortalecimento digital para profissionais das bibliotecas e para a comunidade. Houve indicação do Curso Tecnologias Exponenciais para premiar o 1º (R$ 800,00) e o 2º lugar (600,00) para as bibliotecas que tiverem mais concluintes. A Biblioteca Clarice Lispector está hoje em 1º lugar e temos vários cursistas concluindo, porém a competição continuará até 31/12/2018.
Informações sobre os Cursos oferecidos pela ONG Recode em parceria com a Biblioteca Clarice Lispector, do CEEJA Vilhena.
Cursos abertos ao público:
Cursos abertos apenas para servidores da Biblioteca:
Contato:
Profa. Wilma Macedo Barreira – Biblioteca Clarice Lispector – CEEJA Vilhena – wilmabarreira@gmail.com
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!