Empoderamento da mulher na programação desta terça

O documentário “Uma Bala” sobre a morte da vereadora Mariele também será exibido hoje

Empoderamento da mulher na programação desta terça

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Henfil, Heróis, Menina de Barro, Batuque Gaúcho, As sementes, Uma Bala, Nomes que Importam e Repense o Elogio são os filmes que estão sendo exibidos nesta terça-feira (11/12) na 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no auditório do Senac.

 

A programação iniciou agora manhã e continuam na parte da tarde e noite. A entrada é gratuita. O evento encerra dia 15/12.

 

Serão exibidos durante a mostra 40 filmes, divididos em quatro mostras: Temática, Panorama, Mostrinha (dedicada ao público infanto-juvenil) e Homenagem, que celebra a carreira do ator e diretor Milton Gonçalves.

 

A mostra é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), com realização do Instituto Cultura em Movimento (ICEM) e produção local do CineOca e Palma Produções.

 

Programação

 

09h30 - Mostra Temática - 12 anos - ClosedCaption/Adiodescrição/Libras

Henfil

AngelaZoé / Brasil / 2017 / 74min

 

O documentário registra uma proposta curiosa feita a uma turma de jovens animadores: tentar trazer para a atualidade as obras do cartunista, jornalista e ativista brasileiro Henrique de Souza Filho, o Henfil. Além desse processo, o filme traz depoimentos de amigos e revelações sobre como o artista hemofílico lidava com sua doença e utilizava seus desenhos como instrumento de luta contra a censura política de sua época.

 

13h30 - Mostra Temática – Livre - ClosedCaption/Adiodescrição/Libras

Heróis

Cavi Borges / Brasil / 2018 / 70min

 

A judoca Rafaela Silva foi a primeira atleta da delegação brasileira a ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio em 2016, levando toda nação as lágrimas. Popople Misenga, o congolês convidado a participar da delegação composta por refugiados, fez o mesmo. Além disso, como esquecer de Rogério Sampaio e o ouro no mesmo esporte durante as Olimpíadas de Barcelona em 1992. A partir de uma abordagem heroica, a carreira desses desportistas é transformada em filme.

 

15h - Mostra Panorama - 16 anos - ClosedCaption

Filme: Menina de Barro

Vinícius Machado / Brasil / 2018 / 97min

 

A jovem Diana é uma garota habilidosa e especial. Na aurora de seus 12 anos de idade já carrega uma bagagem de conhecimento e talento que se mostra difícil de lidar: ela traz a estigmatizada e dadivosa marca de ser superdotada.

 

Entre a solidão e a curiosidade, entre a agressividade e o carinho, Diana vai tecendo uma auto-crítica minuciosa ao passo que descobre a força do conhecimento e da amizade para liberar seus impulsos mais solidários.

 

Ao mesmo tempo que busca "combater" o Bullying em sua escola, Diana precisará estar pronta para enfrentar seus problemas de família, seu coração e uma fúria típica daqueles que não se contentam com a apatia alheia. Demais para uma garotinha? Sinta-se convidado para descobrir de qual barro são feitas as guerreiras.

 

17h - Mostra Panorama – Livre - ClosedCaption/Adiodescrição/Libras

Filme: Batuque Gaúcho

Sérgio Valentim e Mestre Paraquedas ( Eugenio Alencar) / Brasil / 2014 / 26min

 

O Batuque Gaúcho é o nome dado a religião africana no Rio Grande do Sul, maior fenômeno religioso do Brasil, com cerca de 8 a 10 mil casas em todo o Estado. Mesmo assim, ainda é a que mais sofre preconceitos e está inviabilizada devido o racismo.

 

Filme: As sementes

Beto Novaes e Cleisson Vidal / Brasil / 2015 / 32min

 

Neneide fala sobre empoderamento feminino e como o grupo “Mulheres Decididas a Vencer” passou a trabalhar com abelhas num assentamento no Rio Grande do Norte. Izanete resiste ao agronegócio que ocupa extensas terras no Rio Grande do Sul, onde produz leite ecológico e pães para a merenda escolar. Para Efigênia, horta é terapia e o trabalho na roça em Minas Gerais, independência. Maria dos Santos recorda lutas pela posse da terra e igualdade de gênero e contra a desnutrição nas áreas quilombolas da Bahia. Quatro sementes da economia solidária, do cooperativismo, do feminismo, da agroecologia.

 

19h - Mostra Panorama – Livre (Debate) - ClosedCaption

 

Filme: Uma Bala

Piero Sbragia / Brasil / 2018 / 2 min

 

Marielle Franco foi assassinada em 14 de março de 2018. Quem matou Marielle? Quem mandou matar Marielle? O crime permanece sem solução! "Uma bala. Uma bala realmente abala. Abala, mas não cala. Quem batalha por igualdade!"

 

Filme: Nomes que Importam

Muriel Alves e AngelaDonini / Brasil / 2018 / 15 min

 

Filme que aborda a importância dos nomes sociais das pessoas trans.

O curta-metragem nomes que importam revela as histórias que permeiam as escolhas dos nomes das travestis e transexuais que participam do filme. Por meio de depoimentos, o documentário aciona memórias afetivas.

 

 

Estela Renner / Brasil / 2017 / 48 min

Repense o Elogio

 

Repense o Elogio é um documentário que propõe a reflexão sobre a maneira como as crianças são elogiadas. Enquanto meninas são lindas, princesas e delicadas, meninos são fortes, inteligentes e corajosos. Até que ponto estes adjetivos aprisionam o verdadeiro ser de cada um? Este é um filme que reflete sobre o poder das palavras e da cultura, que trouxeram este desequilíbrio tão profundo na forma que elogiamos meninas e meninos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS