Lenha na Fogueira

A solenidade de abertura nesta terça feira 17, está marcada para as 19h30 com entrada gratuita.

Lenha na Fogueira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A 15ª edição do Festival Cineamazônia começa nesta terça feira 17, em Porto Velho com a exibição do filme “Dedo na Ferida”, dirigido e roteirizado por Sílvio Tendler e produzido pela Calban Filmes.

Este ano a Mostra Competitiva vai acontecer no Sesc Explanada. A solenidade de abertura nesta terça feira 17, está marcada para as 19h30 com entrada gratuita.

Entre as tantas atrações do Festiceamazônia, uma que é aguardada com bastante expectativa, é quem vai atuar como Mestre de Cerimônia no Festival.

Grandes nomes já participaram como Mestre de Cerimônia no Festival coordenado pelo Jurandir Costa e pela Fernanda Kopanakis, como Cacá Carvalho que até hoje, é lembrado pela sua maneira de anunciar as atrações do festival no teatro Banzeiros, sempre com um grito como se fosse o Mapinguari. Os atores Marcos Winter, Gero Camilo também já comandaram o espetáculo cinematográfico em Porto Velho.

Este ano Fernanda e Jurandir convidaram a atriz e cantora Simone Mazzer (foto acima), para apresentar as noites do festival.

No caso de Simone Mazzer, além do brilhante talento mais que reconhecido em sua trajetória artística, o convite para ser “a cara” de um dos mais importantes festivais de cinema do país também é uma forma de reafirmar o compromisso do Cineamazônia de valorizar a representatividade e o talento de artistas mulheres no Brasil.

Aliás, representatividade foi uma palavra que a artista ouviu e falou muito em 2017. No início do ano ela se viu em meio a uma polêmica envolvendo o lançamento do seu disco “Simone Mazzer & Cotonete”, que teve a capa censurada no Facebook. O motivo foi a ilustração de uma mulher com os seios à mostra enquanto dança em um banheiro. A imagem foi retirada do ar pela rede social, gerando revolta na artista e internautas.

“A capa é uma representação artística digna de um quadro. Como qualquer arte, está sujeita a interpretações. Sou gorda e já recebi mensagens de mulheres como eu, afirmando que se sentiram bem representadas”, disse na ocasião, fazendo questão de repudiar a censura da capa de seu álbum.

Curiosamente a artista subirá ao palco do Sesc Esplanada, nesta terça-feira (17), em um momento delicado, em meio à polêmicas envolvendo a censura de exposições artísticas, como o caso “QueerMuseum”.

Como cantora começou a carreira no cenário musical em 95, com seu primeiro disco independente. Em 2015, lançou “Férias em Videotape”, em que fez turnê percorrendo o Brasil. O álbum foi indicado nas listas de melhores discos do ano pela crítica especializada. Em 2016, foi indicada ao Prêmio de Melhor Cantora na categoria Rock/Pop/MPB ao lado de Elza Soares e Gal Costa e Premiada como Revelação no 27º Prêmio da Música Brasileira. Em 2017 lançou Simone Mazzer & Contonetes”.

Na TV Globo fez a série “Louco por Elas”, de João Falcão e a novela “A Lei do Amor” de Denise Sarraceni, além da série da FOX “Me Chama de Bruna”, que já está na segunda temporada. (parte do texto de Lui Machado).

O negócio a partir da noite de hoje, é curtir o Festcineamazônia, seja na Mostra Competitiva, Cinema no Terreiro, no Samba, nas Escolas e por onde tiver uma lona pra gente se abrigar.

A Natureza não pode sair de cena!

 

Artista João Zoghbi vence Festival do Cremero 2017

 

O artista plástico João Zoghbi com a tela “Milagre da Cura”, foi um dos cinco premiados pelo Festival de Cultura do Cremero.

A festa cultural do Conselho Regional de Medicina – Cremero aconteceu na noite da última sexta feira 13, na sede da entidade, a rua dos Imigrantes em Porto Velho, com a participação do presidente Dr. Andrei Leonardo Freitas, Coordenador do Festival de Cultura Dr. Viriato Moura e do Coordenador do Festival de Música do Cremero Dr. Samuel Castiel.

Enquanto os acordes musicais do conjunto integrado pelo violonista Nicodemos, a flautista Rose e o tecladista Tonhão com clássicos da nossa MPB se apresentavam, o publico ia apreciando as obras expostas no hall do auditório, a expectativa era grande junto aos artistas participantes, pois, a coordenação do festival optou por não colocar placa nas obras, com a classificação de cada candidato. “Esse é o momento mais tenso do festival”, declarou o artista Marlos Pinheiro que estava concorrendo com o quadro “DNA da Medicina em Porto Velho” enquanto sua esposa Adriane Cardoso – DRIZ que também estava concorrendo, com a tela “A Paciente do Candelária”, se disse gratificada por ter sua obra classificada.

Já no auditório, a mestre de cerimônia Renata Vannier, abriu a solenidade de entrega dos certificados de participação aos artistas, contando a história do festival: “O Cremero deu inicio a este projeto em 2015, tendo como idealizador o médico Dr. Cleiton Cássio Bach que convidou o Dr. Viriato Moura que assumiu a coordenação geral do evento. A primeira edição foi realizada em 2015 apenas com o concurso de pintura. Em 2016 o evento passou a se chamar Festival de Cultura do Cremero”. “Com este evento o Cremero abre oficialmente a semana em comemoração do Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro”, disse o presidente Dr. Andrei Leonardo.

 

Artistas premiados

 

Caroline Gervázio Cararo – Obra premiada “Tempo Efêmero”;

Elias Damasceno dos Santos (Rabiska) – Obra premiada “Sobrivencialista – Farquar”; João Zoghbi – Obra premiada “Milagre da Cura”; Luíza Maria Rego Ferreira – Obra premiada “Grande Importância”; Mikéliton Pereira Alves – Obra premiada “Varanda do Hospital da Candelária”.

Artistas participantes

Adriane Cardoso Santos (Criz); Franciney Vasconcelos; Francisco de Assis; Gleyciane Prata; Geraldo Cruz; Homero Rodrigues dos Santos; Marcos Pereira de Souza; Marlos Pinheiro; Marineis da Silva e Rian Adam Santos Fonseca. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS