Guajará-Mirim se prepara para a feira da Sociobiodiversidade de Rondônia

Guajará-Mirim se prepara para a feira da Sociobiodiversidade de Rondônia

Guajará-Mirim se prepara para a feira da Sociobiodiversidade de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Guajará-Mirim, Nova Mamoré e toda região de fronteira se preparam para a grande festa da biodiversidade com a realização da Feira da Sociobiodiversidade de Rondônia, programada para os dias 24, 25 e 26 próximos, com atividades e palestras nos dois municípios, destacando a potencialidade produtiva de alimentos, artesanatos, joias e uma série de outros produtos florestais, que representam bem a identidade do povo e da região. A abertura será às 15h, no Complexo Desportivo Afonso Rodrigues.

A feira da Sociobiodiversidade, ao contrário do que pode sugerir, é um evento que promove a vida sustentável. Segundo o economista Natan Oliveira, da Secretaria de Planejamento (Sepog), ela é resultado da relação entre a diversidade biológica e diversidade de sistemas socioculturais, com influência da cultura e ambiente de vida dos povos indígenas, beradeiros, quilombolas, a comunidade em geral até chegar aos acadêmicos e pesquisadores universitários, tudo com orientação dirigida que passa por uma sucessão de processos de educação, pesquisa, manejo, beneficiamento e consumo de produtos e serviços da Sociobiodiversidade, com a marca da identidade cultural, de valores e saberes desses povos.

Planejado e coordenado pela Sepog e pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), a Feira da Sociobiodiversidade, como destaca a programação, visa não apenas a comercialização dos produtos florestais, mas divulgação da consciência de utilização racional dos recursos naturais, que privilegie desenvolvimento com preservação ambiental. Os produtos que serão expostos – alimentos, joias, perfumes, cosméticos, artesanatos e tudo mais -, na verdade são uma mistura resultante das ações e projetos de desenvolvimento sustentável, com certo apelo exótico amazônico que tem eficácia comprovada, e que por isso vai se ampliando com a abertura de novos mercados.

Com apoio operacional da Secretaria de Agricultura (Seagri) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o evento tem muitos parceiros, entre eles o Instituto Federal de Tecnologia (Ifro – Rondônia) e Universidade Federal de Rondônia (Unir), que já desenvolve importantes projetos, como distribuição de mudas, plantio e manejo de lavouras de cacau, com o competente apoio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Para financiar as atividades e os projetos apresentados na feira, os interessados contam com linha de crédito específica do Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco da Amazônia (Basa) e do Banco do Povo do Governo de Rondônia.

Para os três dias da Feira da Sociobiodiversidade de Rondônia a programação prevê palestras com Vilson Salles Machado, Secretário da Sedam, com o tema “Sociobiodiversidade – potencial estratégico do presente para o futuro”; George Braga, titular da Sepog (Política de Fronteira), Evandro Padovani, secretário da Seagri (Desenvolvimento econômico proporcionado pela implantação de agroindústrias); Francisco Mende Sá Barreto, presidente da Emater (Ações da Emater nas agroindústrias); Ibaldeci dos Santos Ferreira, da Sepog (Fontes de captação de recursos não reembolsáveis); Ana Maria de Souza, da Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa (Zona Franca Verde); seguida de rodada de negócio, fechando a programação com palestras de Vitor de Jesus Pereira, da Superintendência de Assuntos Estratégicos – Seae (Política Estadual para o Terceiro Setor) e Dídimo Graciliano, secretário da Agricultura de Guajará Mirim, que apresentará um painel sobre as realizações do Município anfitrião.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS