Cineamazônia chega a comunidades quilombolas

Cineamazônia chega a comunidades quilombolas

Cineamazônia chega a comunidades quilombolas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma plateia mais que interativa, sendo ela própria um elemento a mais no espetáculo. Essa é a definição precisa do público de Costa Marques, que marcou a segunda metade da etapa do Cineamazônia Itinerante pelos rios Mamoré e Guaporé. Nem a falta de energia, que deixou o município sem luz por duas vezes, atrapalhou a exibição de filmes e o show dos palhaços Cotonete e Chiquita.

Depois de Costa Marques, Versalhes recebeu a itinerância do Cineamazônia. Localidade boliviana, teve como personagem do projeto Museus Vivos, a técnica de enfermagem Zulema Guzmán.  Segundo ela, esse ano Versalhes não foi acometida por um dos maiores problemas enfrentados pelos moradores, a malária.

“Não registramos nenhum caso esse ano”, disse ela.

Em Versalhes, Christian Ritse fez o curta em pixilation ‘Animação em Versalhes’. A localidade tem um posto da Marinha, com nove soldados guarnecendo aquele espaço de fronteira.

O espetáculo dos palhaços Chiquita e Cotonete foi uma atração à parte. “O público veio realmente com a intenção de rir e se divertir”, salientou Geisa Helena, a Chiquita, logo após a apresentação.

Local cuja presença do Cineamazônia Itinerante também recebeu uma acolhida calorosa foi a comunidade quilombola de Santo Antonio.  Um dos líderes da comunidade, Roberto Lopes, 37 anos, destacou a importância que o festival itinerante tem trazido para Santo Antonio. “Muda um pouco o nosso cotidiano e para as crianças é uma festa”, disse.

Depois de mais de 12 horas de viagem, a embarcação que transporta o Cineamazônia chegou a comunidade quilombola de Pedras Negras. Durante a tarde o projeto Animando Amazônia realizou o curta em Pixilation “Capitão Gancho contra o Mágico Bilha”.

“Pedras Negras é uma comunidade importante para nós porque aqui realizamos o documentário Quilombagem. Algumas crianças daqui sequer eram nascidas. É bom que conheçam a própria história”, disse Fernanda Kopanakis na abertura do evento.

O Cineamazônia Itinerante iniciou a segunda etapa da expedição cultural no dia 13 de julho. As próximas localidades a receberem o cinema e o circo serão Mateguá, do lado boliviano do rio Guaporé e Porto Rolim, no lado brasileiro do rio. A itinerância será encerrada no dia 2 de agosto no município rondoniense de Pimenteiras.

Cineamazonia, 14a EDIÇÃO, tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet. Apoio Cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da SEMA.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS