Musicoterapia é utilizada como ferramenta para dependentes químicos em tratamento
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Teve início neste mês o projeto de musicoterapia para os demandatários do Centro de Referência de Dependência Química – Crepad, unidade da Superintendência de Estado de Políticas Sobre Drogas – Sepoad.
Inicialmente, para a oficina de música estão sendo ofertadas 30 vagas para dependentes químicos e familiares que acessam os serviços do Crepad e reeducandos do regime semiaberto do sistema prisional que prestam serviços na Sepoad.
Para as duas turmas, o professor de violão, Edson do Vale, ministra duas aulas com duração de 1h15 por semana. “Estou gostando muito e fico ansioso para chegar os dias das aulas”, afirma o vigilante Vicente Rodrigues, que também participa do grupo de terapia no Crepad, nas quartas-feiras.
A musicoterapia é uma das ferramentas de socialização utilizada que possibilita a pessoa a assimilar conteúdos de valorização pessoal e permite atuar nas interrelações, autoconhecimento e reintegração social.
Seu Vicente, de 61 anos, está sem consumir bebida alcoólica desde dezembro do ano passado, diz que o atendimento psicossocial junto com as atividades que participa no Crepad tem ajudado muito a não perder o controle.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!