Galo da Madrugada e Bola Preta disputam título de maior bloco
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Quando chegar o sábado de Carnaval, cariocas e pernambucanos se enfrentarão em uma disputa que, mesmo para os que saírem derrotados, terminará em festa.
Sede de tradicionais carnavais do país, os dois Estados competem pelo título de dono do maior bloco carnavalesco do mundo: o Galo da Madrugada, no Recife, ou o Cordão da Bola Preta, no Rio.
Criador do mascote que virou um dos símbolos da festa pernambucana, o Galo entrou para o “Guiness Book” em 1994 depois de arrastar 1,5 milhão de foliões.
Em 2012, perdeu o título para o Bola Preta, um dos mais antigos blocos de rua do Rio, que reuniu 2,2 milhões de pessoas, 100 mil a mais que o recifense naquele ano.
No ano passado, o Galo recuperou a liderança e pretende manter a posição em 2015: os organizadores esperam receber 2,5 milhões de foliões –meio milhão a mais que o esperado pelo bloco carioca.
Os líderes das agremiações veem a disputa com bom humor. “Se tem outro bloco que também está fazendo um bom trabalho e está atraindo muita gente, ótimo! Só vai fortalecer o Carnaval de rua brasileiro”, diz o presidente do Galo, Rômulo Meneses.
“Acho superlegal. Só é uma pena que, no Carnaval, a gente não possa estar junto”, afirma o presidente do Bola Preta, Pedro Marinho.
Enquanto o Galo leva os foliões para dançar no Recife Antigo ao ritmo do frevo, o Bola Preta é embalado, no centro do Rio de Janeiro, por marchinhas e sambas.
O bloco recifense sai com uma caravana de dezenas de trios elétricos, com shows de artistas nacionais e locais.
No Bola Preta, a atração é a banda formada por 30 instrumentistas de sopro e percussão, ao lado da madrinha, Maria Rita, e do padrinho, Neguinho da Beija-Flor.
Neste ano, o 38º desfile do Galo vai homenagear o compositor de frevo Carlos Fernando. Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna e o ex-governador Eduardo Campos também serão lembrados nas alegorias.
O Bola Preta chega ao 97º desfile com três trios elétricos e terá, entre as musas, a passista Selminha Sorriso, da Beija-Flor.
As fantasias são livres nos dois blocos, mas no pernambucano predominam as cores do frevo, enquanto a marca do grupo carioca é o branco com bolas pretas.
Os dois blocos começam o desfile às 9h de sábado (14). O Bola Preta tem duração de quatro horas, enquanto o Galo segue até o início da noite.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!