Cerca de 30 pessoas, entre atores, atrizes, diretores, produtores, alunos e técnicos das diferentes modalidades teatrais, realizaram uma ampla discussão a respeito da organização da Câmara Setorial de Teatro, durante uma reunião que aconteceu no Tapiri, sede do O Imaginário, na Rua Franklin Tavares, Bairro Pedrinhas. Na ocasião foram traçados os aspectos gerais da política de organização, estrutura e funcionamento, e ainda os critérios para eleição dos representantes da Câmara Setorial e do Conselho Municipal de Cultura.
Câmaras setoriais
No total, são 12 câmaras setoriais: de Artes Visuais e Design; de Artesanato; de Audiovisual e Arte Digital; de Música; de Teatro; de Dança; de Cultura Popular e Folclore; de Cultura Afro-brasileira; de Cultura Indígena; de Literatura; de Circo e de Patrimônio histórico.
Segundo Berenice Simão, vice-presidente da Fundação Cultural Iaripuna, a primeira ação para se obter políticas públicas na área da cultura para Porto Velho foi a criação da Lei 435 de 24/11/11, que cria o Sistema Municipal de Cultura. “O Sistema de Cultura é constituído pela Conferência, Conselho, Fundo e Plano de Cultura. A criação das câmaras setoriais é um item do Sistema. Ela compõe o Conselho Municipal de Cultura, com um representante de cada setor, que fica responsável por ser a voz das necessidades daquele grupo”, disse Berenice.
O representante do setor de Teatro possui caráter consultivo no recém-implantado Sistema Municipal de Cultura de Porto Velho, braço local do Sistema Nacional de Cultura, programa do Governo Federal que tem como principal objetivo integrar as instâncias governamentais federal, estadual e municipal, juntamente com a participação da sociedade para fortalecer o investimento na cultura nacional.
Eleição
Foram eleitos sete membros efetivos e suplentes da Câmara Setorial de Teatro, por ordem de votação: Jória Baptista de Souza lima, Zaine Diniz Lima (suplente); Carlos Alexandre Lemos de Araújo; Almício Fernandes da Silva (suplente); Evaldo Souza Leão; Caio Rodrigo
Lemos (suplente); Suely Almeida Rodrigues; Marlúci Emídio dos Santos (suplente); Agrael de Jesus Pereira (suplente); Cláudio Grana; Daniele Batista Moshini (suplente); Liliane Maria Cavalcanti de Oliveira e Luana Segueredo Lopes (suplente).