*
EDITORIAL
*Confesso que adoro seriados, principalmente de aventura, super heróis e espionagem. São muitos os títulos que poderia mencionar, mas desta vez escreverei sobre um em especial: ALIAS, CODINOME PERIGO, criado por J. J. Abrams, o mesmo de Felicity e Lost, o grande sucesso do mundo, e responsável pela direção do novo Missão: Impossível, a franquia milionária explorada pelo galã Tom Cruise e baseada no seriado clássico de título homônimo.
*ALIAS, quer dizer algo que remete a disfarce. O seriado conta à história de uma jovem universitária, Sidney Bristow, vivida por Jennifer Gardner (Elektra, Pearl Harbour e De repente 30), que é recrutada pela SD-6 (Seção desaparecida nº 06), que ela acredita ser um braço secreto da CIA. Um banco chamado Crédito Golfinho, serve de fachada para SD-6, que é na verdade ligada a ALIANÇA, uma organização criminosa liderada por doze homens poderosos e obcecados por artefatos criados há mais de quinhentos anos por um homem chamado Milo Rambaldi. No meio de tudo isso ainda existe outra organização de contra espionagem intitulada Diretório K, que tem em Anna Spinosa uma rival à altura de Sidney Bristow.
*ALIAS EM DVD – PRIMEIRA TEMPORADA
*J.J. Abrams criou um seriado repleto de ação, intrigas e reviravoltas e nele quase todos os personagens são dúbios ou escondem algo que ninguém pode saber. Um deles é justamente, Jack Bristow, agente sênior da CIA e que também trabalha para SD-6. Os conflitos entre Jack e Sidney ficam cada vez mais incontornáveis a cada episódio, pois ela, quando tenta uma reaproximação do pai, descobre algum segredo escabroso dele, o que ocasiona mais conflito, e isso torna o seriado mais dinâmico, real e espetacular.
*Ao ser recrutada, Sidney não poderia revelar ser espiã para ninguém, no entanto, ela revela seu segredo ao noivo, Daniel Hatcher, que acaba assassinado. Sidney então se revolta e quer deixar a agência, mas Arvin Sloane ordena que ela seja eliminada. Claro que Sidney, com a ajuda do pai, consegue escapar e assim descobre que ele é um agente duplo. Sidney então rouba um dos artefatos de Rambaldi para reconquistar a confiança de Sloane, no entanto, assim como seu pai, passa a trabalhar como agente duplo, ao mesmo tempo, para SD-6, que jurou destruir e para CIA.
*Mas a tarefa não será fácil e durante mais de vinte episódios, Sidney Bristow terá sempre uma contra-missão para as missões que executa com destreza para o famigerado SD-6. O contato dela na CIA é um jovem agente chamado Michael Vaughn, que acaba se apaixonando por Sidney e, que tenta a todo custo ajudá-la em momentos de perigo. Depois ficamos sabendo que o pai do agente Vaughn foi assassinado pela mãe de Sidney.
*Sidney além de ser agente duplo, tem ainda que terminar seu curso de literatura norte americana e vive se complicando com o professor, que relutantemente aceita seus trabalhos sempre entregues com atraso, por causa do seu emprego no banco, que na verdade é fachada para o SD-6. Para piorar, a agente precisa ainda fingir para seus dois melhores amigos, Francie, que mora com ela e trabalha com eventos e o jornalista Will Tippin, que nutre uma paixão secreta por Sidney, que o vê apenas como um grande amigo. Will irá investigar as circunstâncias misteriosas da morte de Daniel Hatcher, porém acaba envolvido pelas teias da SD-6 e Sidney precisa agir rápido para salvar seu amigo da morte certa. Depois disso, a vida do jornalista nunca mais será a mesma.
*ALIAS – MOCINHOS E BANDIDOS
*ALIAS traz ainda outros personagens cativantes como Marcos Dickson, parceiro de Sidney em quase todas as missões e que nem imagina que a amiga trabalha contra a SD-6, Dickson acredita estar do lado certo. Este engano quando for revelado lhe custará caro. Como todo seriado, existe aquele personagem cômico, e com ALIAS, não é diferente: Marshall, o homem das invenções da SD-6, a quem Sloane trata com desdém e rispidez. Marshall, apesar da genialidade e ser hábil em engenharia, física e inventos, se comporta, às vezes como um adolescente sempre fazendo comentários irrelevantes ao trabalho, que Sloane rechaça friamente. Marshall também nutre sentimentos amorosos por Sidney.
*Claro que existem os vilões, pois seriado que se preze, ainda mais de espionagem, precisa de mais de um vilão: a citada Anna Spinosa, que vive em pé de guerra com Sidney, assim como Sr. Sark, assassino frio e cheio de ironia, que às vezes é caça e às vezes é caçador. Sark tem a facilidade estratégica de mudar de lado sempre que lhe convém. Tudo por questão de sobrevivência. A principio parece inimigo de Sloane, mas depois fazem uma aliança que causara dor de cabeça em Sidney Bristow. Existe ainda Khasianu, o homem que todos acham estar por trás de tudo que acontece no mundo da espionagem. No entanto, existe um vilão pior e que em sua aparição causará grandes reviravoltas na trama. ALIAS é como uma cebola, cheia de camadas, que pouco a pouco vai sendo descascada, deixando o espectador sempre na expectativa e com o olho pregado no que irá acontecer no próximo capítulo.
*ALIAS – REFERÊNCIAS E CITAÇÕES DE UM CINÉFILO
*J. J. Abrams é um fã de cinema e isso fica claro nas referências que faz em seu ALIAS. Por exemplo, em determinado episódio um agente é designado pela ALIANÇA para descobrir se existe algum espião na agência. O nome do agente é Carl Drayer, referência ao diretor dinamarquês, autor de um dos filmes mais famosos da fase muda do cinema: O MARTÍRIO DE JOANA D`ARC, com Falconeti.
*Outra homenagem feita pelo autor acontece no episódio duplo A CAIXA, estrelado por Quentin Tarantino (Tempo de Violência, Kill Bill vols. I e II). Tarantino interpreta Mckenas Cole, um agente free lance, que invade a SD-6 para se vingar de Sloane e roubar um frasco com o conteúdo criado por Rambaldi. Durante a invasão, que acontece pela garagem subterrânea da agência, uma van trazendo os bandidos, tem pintado nas laterais o nome de uma empresa que faz manutenção em ar condicionado, o nome da empresa é Mctierman, diretor de Duro de Matar e Duro de Matar – A vingança.
*Em outro episódio intitulado A PROFECIA, Sidney é feita prisioneira pelo FBI por acharem que ela é a mulher descrita e desenhada na página 47 (título de outro episódio) do livro de Rambaldi, que diz ser ela a mulher responsável pela destruição de uma grande potência, ouse já, os Estados Unidos, porém, Vaugh decifra outro enigma de Rambaldi, onde ele diz que a mulher citada na profecia jamais veria um determinado lugar. O agente une esforços com Jack Bristow para resgatar Sidney, que acaba cercada pela polícia e assim como Thelma e Louise, do diretor Ridley Scott (Gladiador, Cruzada), prefere sair em dispara e enquanto as personagens do filme citado se matam ao jogarem o carro em um precipício, Sidney se joga ao mar.
*E as referências mais óbvias são sobre James Bond, principalmente pela participação especial do ator Roger Moore (como um dos membros da ALIANÇA), que atuou como o segundo 007, sucedendo Sean Connery; e ainda Missão:Impossível (a série original), e Sidney Bristow realiza peripécias dignas de uma Pearl White, a primeira mulher heroína dos seriados.
*ALIAS – NADA É PERFEITO
*Nenhum produto, seja televiso ou cinematográfico é perfeito. ALIAS também comete seus pecados. Cito por exemplo uma cena que Will chega ao jornal e logo o telefone toca. Ele se aproxima para atender e vemos claramente no seu bolso esquerdo da camisa tem duas canetas e uma folha de papel dobrada, antes de sentar acontece um corte e então as canetas desaparecem para logo depois, de outro ângulo, as canetas estão de volta.
*Outra falha acontece quando Sidney, pressionada por Vaughn, resolve entregar Jack Bristow como culpado pela morte de vinte agentes da CIA, inclusive o pai dele. Eles estão sentados esperando e sobre a mesa à frente deles vemos três livros grossos um sobre o outro. Há um corte para um plano geral mostrando várias pessoas entrando, a câmera em trevilling (movimento lateral sobre um trilho) acompanha a entrada de Jack, que causa surpresa em Sidney e Vaughn. Segue para plano aberto e percebemos que num passe de mágica, um livro sumiu e lá estão apenas dois.
*Outra bobeira: No início de um episódio é mostrado imagens de uma fita de circuito interno de segurança, Sr. Sark executando um homem à tiros de escopeta. Ouvimos claramente quando Sloane diz que a SD-6 não conhece o executor e muito menos o seu nome, porém, algumas cenas depois quando acontece outra reunião, Sloane cita o nome do Sr. Sark. Pergunta – Em que momento foi passado para o chefe da SD-6 o nome de Sark? Em momento algum. E assim a falha no roteiro passou despercebida.
*Claro que esses detalhes não tiram de forma alguma o brilho de ALIAS, que está em sua quarta temporada e que já teve lançada em dvd as três primeiras, sendo, a primeira, sem sombra de dúvida a melhor de todas. Até em dvd, ALIAS ganha das outras séries, pois segue um padrão, ou seja, as caixas trazem seis discos; antes do início de cada episódio é mostrado o título; resumo dos acontecimentos; episódios dublados ou se você preferir, pode assistir com som original e legendas em português, alguns episódios trazem comentários em áudio de J. J. Abrams e Jennifer Garner, como o episódio piloto, extras mostrando os bastidores do referido episódio, erros de gravação (hilários), ensaios e coreografias das lutas, teaser com cenas da segunda temporada. Tudo isso devidamente legendado em português.
*AL.IAS – SÉRIE DE TV QUE PARECE FEITA PARA O CINEMA
*A televisão e o cinema são veículos conhecidos como berços de seriados e filmes onde os personagens principais trabalham como agentes secretos ligados ou não ao governo, agentes altamente treinados e prontos para salvar o mundo, destruindo vilões e seus planos que ameaçam a segurança nacional. No cinema o agente que ficou mais conhecido do público foi o citado James Bond, mas ele não está sozinho, podemos citar ainda Charlie Baltimore (Geena Davis) em Despertar de um pesadelo e mais recentemente, Matt Damon que interpreta o agente Jason Bourne nos filmes Identidade Bourne e A Supremacia Bourne (em breve chega às telas o terceiro longa – O Ultimo Bourne). O mesmo personagem havia sido interpretado por ninguém menos que Richard Chamberlain (Dr. Kildare e Pássaros Feridos).
*Nos seriados da televisão relacionamos a violenta e sedutora Josephine Nikita (La femme Nikita) de Nikita seriado baseado no filme homônimo dirigido por Luc Besson, o incansável Jack Bauer que trabalha para UCT (Unidade contra terrorismo) e responsável pelos momentos de ação, violência e tensão de 24 Horas, toda a equipe comanda por Jim Phelps do antológico Missão: Impossível (seriado original), Napoleon Solo e Illya Kuryakyin, de Os agentes da UNCLE. Se você tem mais de trinta e cinco anos com certeza conhece ou ouviu falar em James West, vivia aventuras no século 19 onde ele e seu parceiro Artemus Gordon (perito em disfarces) enfrentavam o vilão Dr. Lovelace, pequeno na estatura,porém capaz de grandes maldades. A dupla de heróis do velho oeste estava a serviço do então presidente Grant. Podemos citar ainda, Steve Astin (O homem de seis milhões de dólares) e Jammie Sommers (A mulher biônica). Como os caros leitores puderam ler, a super agente Sidney Bristow está bem acompanhada nesta galeria repleta de grandes agentes secretos.
*Bem, amigos, chegamos ao fim deste passeio pelo seriado ALIAS, que como vocês devem ter percebido é um dos meus favoritos, tanto que assisti a primeira temporada três vezes e a cada vez gosto mais ainda, pois o seriado tem uma ótima trama, é bem produzido, escrito, interpretado e dirigido. Claro que o grande destaque vai para Jennifer Garner, perfeita como Sidney Bristow. Não poderia deixar de citar Victor Garber, que interpreta Jack Bristow, pai de Sidney, um homem amargurado e por vezes frio e calculista, e ainda Irina Derevko ou Laura Bristow, vivida por Lena Olin, como a mãe da agente, que durante vinte anos foi dada como morte em um acidente e que de repente retorna dos mortos para mudar os rumos deste seriado que é um grande sucesso. Na verdade todo o elenco está muito bem e merece ser lembrado.- Will Tippin (Bradley Cooper), Francie (Merrin Dungey), Sr. Sark (David Anders), Anna Spinosa (Gina Torres), Michael Vaughn (Michael Vartan), Arvin Sloane (Ron Rifkin), Marcos Dixon (Carl Lumbly) e Emily (Amy Irving).
* ALIAS – QUATRO TEMPORADAS EM DVD X DUAS TEMPORADAS DE LOST
*No final de agosto estará disponível a caixa com a quarta temporada de ALIAS, que segundo seus produtores será encerrada na quinta temporada. Muitos críticos têm escrito que a série vem perdendo qualidade e coerência, no entanto, se existe um culpado para tanto, atribuo isso à mania de J.J. Abrams tem de abandonar suas criações. Isso aconteceu com FELICITY, agora ALIAS, pois seu criador fora convidado para dirigir a terceira seqüência da franquia MISSÃO IMPOSSÍVEL, com Tom Cruise, claro que J.J. quis imprimir ao longa-metragem o mesmo ritmo da série ALIAS, porém, ficou bem distante. Para piorar ainda mais a situação de ALIAS, ele lançou outra série, LOST, que está em sua segunda temporada com muito sucesso. Para muitos a série é genial, eletrizante e cheia de suspense que deixa o público em estado de expectativa permanente (já foram lançadas em dvd as duas temporadas de LOST).
*Espero que vocês tenham gostado do tema desta semana. A COLUNA ALMANAQUE volta na semana que vem com novidades e dicas de filmes, livros e dvds. Até lá e um abraço cordial.
*Humberto Oliveira é bacharel em jornalismo mantém uma pasta escondida com fotos sensuais da atriz Jennifer Gardner atrás da pilha de livros na segunda estante na parede à direita do seu estúdio.