* Confira trailer clicando
AQUI
*----
*
Programa:
*
Filme: BATMAN BEGINS
*
Onde: Cine Veneza
*
Horário: 21 horas
*
Ingresso: R$ 10,00 (Inteira)
*----
*
Por: Marcos Souza
*
?Batman Begins? será exibido finalmente em Porto Velho. A estréia nacional já vai para um mês, mas depois de uma interrogação entre fãs do personagem e de cinema sobre a vinda ou não do filme à capital já que duas estréias nacionais que o precederam estrearam com grande sucesso ? ?Guerra dos Mundos?, de Steven Spielberg e ?O Quarteto Fantástico?, de Tim Story ? a dúvida era viável.
*Vamos a verdade, ?Batman Begins? zera a franquia cinematográfica de Batman nos cinemas, depois de quatro desastrosos filmes: ?Batman ? O Filme? e ?Batman, o retorno?, ambos de Tim Burton, e ?Batman Forever? e ?Batman e Robin?, esses de Joel Shumacher ? o interessante é que só o último foi fracasso de bilheteria, também o pior de todos -, parece que o personagem criado por Bob Kane e Bill Finger encontrou respaldo necessário para que a sua mitologia nas histórias em quadrinhos fosse respeitada e levada com propriedade à linguagem de cinema, com as alterações sutis mas importantes para a transposição dos gibis para as telas.
*O filme foi bem acolhido pela crítica mais exigente, tanto lá fora quanto a brasileira, principalmente pelo tom sombrio e o aprofundamento do personagem de Bruce Wayne, uma característica que não foi respeitada nas adaptações anteriores, jogando o personagem de maneira relapsa no uniforme do ?morcego? sem que uma explicação com a lógica psicológica fosse respaldada para dar credibilidade às ações do herói e os seus propósitos em relação a justiça.
*?Batman Begins?, como o título indica, ?início?, mostra o primeiro ano em que Batman atuou com o seu uniforme, portanto o filme é a origem de tudo, de como nasceu o personagem, as razões que levaram seu alter-ego, o milionário Bruce Wayne, a combater o crime e se tornar o maior detetive do mundo. Suas motivações pessoais, como ele encontrou a caverna que serve de esconderijo e base para suas ações, como treinou suas habilidades de combate, a origem de seus apetrechos tecnológicos e, principalmente, como foi forjada a sua amizade e aliança com um policial, sargento Gordon (
Gary Oldman), que no futuro viria a se tornar o comissário de
Gothan City.
*O filme é a razão para qualquer fã do personagem já estar entusiasmado, até porque o roteiro, de David Goyer (
da série Blade), tem como base a minissérie clássica de Frank Miller, ?Batman Ano Um?, um dos melhores gibis da história, e que conta de maneira realista como foi o primeiro ano de atividade do ?homem-morcego? em Gothan City.
*Mas não é só o lado emocional que funciona. A ação também é das melhores como o uso do Batmóvel em ação e muito da mitologia do personagem é misturada e colocada pra funcionar em conjunto. Só assim mesmo pra explicar a aparente salada que é misturar vilões como Ra´s Al Ghul (Ken Watanabe), o Espantalho (Cillian Murphy), o maníaco assassino serial Zsasz (Tim Booth) e o gângster Carmine Falcone (Tom Wilkinson).
*O ponto positivo também é o ator certo para interpretar de maneira sóbria, mas intensa o personagem duplo Bruce Wayne/Batman sem que torne a coisa toda ridícula, o ator inglês
Christian Bale foi a escolha certa, até pela dimensão épica que ele dá ao personagem principal, Batman. A crítica definiu como perfeita a sua caracterização, pois a platéia saberá diferenciar Bruce Wayne, o milionário playboy, Bruce Wayne o homem que perdeu os pais num assalto trágico e Batman o herói determinado. Todos unidimensionais. Bale ficou conhecido pela sua incrível interpretação em
?O Psicopata Americano?, e se tornou celebridade através de
Steven Spielberg, Bale é o garotinho que atua no filme
?O Império do Sol? (1988).
*Outro detalhe do filme é a presença da atriz
Katie Holmes, que hoje é noiva do mega-astro Tom Cruise e que já foi a estrela do seriado Teen
?Dawson?s Creek? (Sony), ela faz o motivo romântico de Bruce Wayne.
Moorgan Freeman, que foi premiado pela Academia com o Oscar de ator coadjuvante por ?Menina de Ouro? faz o cientista responsável pela tecnologia que move a ação de Batman, assim como o ator inglês
Michael Caine (
ganhador de dois Oscars) faz o fiel mordomo Alfred. Um elenco de primeira linha.
*Diversão garantida e ótima opção para a garotada, cinema de ação com excelente retrospecto de aceitação, tanto que uma continuação já foi planejada, e mesmo assim porque, como no gibi ?Batman Ano Um?, o filme em sua seqüência final termina com uma ?deixa?, abertura para um próximo filme, que deve ser esperado com ansiedade pelos fãs.
*Já circula na net uma série de boatos ligados a 2ª parte sobre que ator seria apto a interpretar o Coringa, o maior inimigo de Batman. Ou seja, os fãs do personagem já sabem o que esperar.