Identificar e apresentar ao público amazonense o que é produzido em artes cênicas no Estado e estabelecer um elo de ligação entre esses espetáculos e o restante do país são os principais objetivos do novo projeto de Cultura do Sesc: Mostra de Teatro Aldeia Amazonas.
*Além de movimentar o cenário local, as apresentações no ”Aldeia” servirão de base para a avaliação de espetáculos que poderão ser indicados a concorrer aos circuitos do Palco Giratório, pelo qual, diversos grupos de teatro circulam anualmente por todo Brasil levando espetáculos de grande qualidade tanto às capitais quanto às cidades do interior.
*Segundo o coordenador de cultura do Sesc Am, Zezinho Corrêa, “a falta de oportunidade aos grupos locais e mesmo de um processo de avaliação impossibilitava o Amazonas de participar do Palco, no entanto, este ano, o estado terá sua participação inédita confirmada com o espetáculo Grito verde, da Cia. de Dança do Amazonas”.
*Como orientação dos técnicos do Sesc Nacional, todos as Unidades do Sesc realizarão suas Mostras coincidindo com a passagem dos circuitos do Palco Giratório. No Amazonas, a Mostra terá seu lançamento com a apresentação do primeiro circuito da 1ª etapa composto pelos espetáculos “O Negrinho do Pastoreio” e “Deus e o Diabo na terra de miséria”, da Oigalê Cooperativas de Artistas Teatrais, do Rio Grande do Sul.
*Ao todo serão 7 dias de apresentação e 8 espetáculos de grupos veteranos e estreantes no palco, com entrada gratuita e aberta a toda comunidade, que serão apresentados em diversos locais: Calçadão da Ponta Negra, Sesc Balneário, Centro Cultural José Lindoso e Teatro José Azevedo, ambos no Sesc Centro.