MAD MARIA - Trabalhadores da ferrovia entraram em combate com índios Pacaá-Nova
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*Com a construção da ferrovia e conseqüente exploração mais a fundo das matas ao longo do seu traçado, até mesmo para se caçar os animais que constituíam importante complementação alimentar para os debilitados funcionários da ferrovia, novos contatos foram sendo efetuados com tribos indígenas, algumas das quais inclusive ainda desconhecidas pelos brancos na época, muitas das quais mostraram-se francamente hostis, causando estragos e prejuízos materiais e em vidas humanas entre os funcionários e operários encarregados da construção da ferrovia.
*Os índios, os Pacaá-Nova, apesar de menos conhecidos e "famosos" que os Caripunas, entraram em várias lutas contra os construtores da ferrovia, que atravessava seu território, mantendo essa hostilidade até a década de 50. Essa foto, tirada por Geraldo Mendonça Filho registra a primeira expedição de contato, no Rio Dois Irmãos, em 1956.
*Já os índios Caripunas eram mais conhecidos, mas nem por isso deixaram de fazer grandes estragos entre os trabalhadores da ferrovia, seja atacando as turmas de trabalhadores, seja matando caçadores ou trabalhadores das turmas avançadas, que se afastavam muito dos acampamentos. Eles chegaram a ferir gravemente inclusive altos funcionários das empreiteiras responsáveis pela construção.
*Fotos/legendas:
*Clique na legenda para ver a foto correspondente
*01 - Índios Caripunas em canoa de casca de árvore, em foto tirada entre 1907 e 1912
*03 - Tribo de Caripunas reunidos em aldeia
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!