Dilma inicia semana decisiva com ameaça de PP debandar

Dilma inicia semana decisiva com ameaça de PP debandar

Dilma inicia semana decisiva com ameaça de PP debandar

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 A ameaça de debandada do aliado PP e a aprovação dada como certa do parecer que pede o impeachment de Dilma Rousseff, mais o temor de novidades na Operação Lava Jato, deixam o Palácio do Planalto pessimista na semana decisiva para a defesa do mandato da presidente.

Nem a queda de 68% para 61% no apoio ao afastamento, apontada pelo Datafolha, melhorou os ânimos.

Todo o trabalho feito pelo ex-presidente Lula e pelo governo de prometer cargos e verbas para os partidos que podem ocupar o espaço deixado pelo PMDB, como PP, PR e PSD, parecia estar garantindo os 172 votos que barram o processo de impeachment –ou pelo menos evitar que os opositores alcancem os 342 deputados necessários enviar o pedido ao Senado.

RELATÓRIO SOB VOTAÇÃO

Como será o rito na comissão do impeachment

1 > Sessão tem início às 10h. Relator terá logo 20 minutos para réplica das falas dos deputados na sexta

 

2 > Pela defesa, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, terá entre 15 e 20 minutos de fala

 

3 > Haverá tempo na sequência para questões de ordem e trâmites burocráticos da votação

4 > Os líderes dos 25 partidos e mais os dois líderes da minoria e da maioria terão tempo para discursar. Presidente da comissão busca acordo para que todos tenham o mesmo tempo, que seria entre 5 e 10 minutos. Hoje, o tempo varia de 3 a 10 minutos de acordo com o tamanho da bancada

5 > Votação nominal no painel é o que prevê o regimento. Todos votam ao mesmo tempo, e o resultado é divulgado no painel eletrônico, com “sim” e “não”

 

SEQUÊNCIA PÓS-COMISSÃO

12.abr

O resultado da votação sobre o relatório é lido no plenário da Câmara

13.abr

O texto é publicado no diário da Câmara e dá-se início à contagem de 48 horas para o início da votação em plenário

15.abr

Previsto o início do debate e votação no plenário, que o presidente da Câmara estima poder durar três dias. Isso faria com que a votação ocorra no domingo (17)

19.abr

Envio ao Senado, em caso de aprovação

 

21.abr

O Senado tem até dois dias para formar sua comissão, que terá mais dez dias para analisar o pedido. O processo tem previsão para terminar em 2 de maio

4.mai

Processo de impeachment é instaurado se obtiver maioria simples; nesse caso, Dilma é afastada por até 180 dias

Dois fatores complicaram a equação. Primeiro, a delação de ex-executivos da Andrade Gutierrez implicando as campanhas de Dilma com dinheiro do petrolão, revelada quinta (7) pela Folha. Segundo, a ação do PMDB do vice-presidente Michel Temer, que está abordando todos os procurados por Lula com perspectiva de poder.

O movimento no PP ao longo do fim de semana parece comprovar o tom mais cauteloso dos governistas sobre a batalha do domingo (17), quando deverá ser votado no plenário da Câmara a abertura do impeachment.

Segundo o deputado Jerônimo Georgen (PP-RS), até o início da noite deste domingo (10), nove diretórios estaduais do PP haviam fechado posição favorável ao impedimento, entre eles SP, RS, PR, GO e MG.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS