Projeto quer transformar expressões em patrimônio

Projeto quer transformar expressões 'baitola' e 'piroca' em patrimônio

Projeto quer transformar expressões em patrimônio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Deputado estadual Wanderley Dallas (PMDB-AM), da bancada evangélica, diz que expressões fazem parte da cultura linguística de seu Estado"Piroca", "cabaço", "pinguelo", "cabaçuda",

"baitola", "bagaceira" e uma série de outras palavras estão no meio de uma polêmica no Amazonas.

O deputado estadual Wanderley Dallas (PMDB-AM) apresentou, em 2012, o Projeto de Lei nº 341/2012, que pretende transformar uma série de palavras e expressões - inclusive as citadas acima - em patrimônio imaterial da cultura amazonense.

Os termos foram copiados do livro "Amazônes - Termos Usados no Amazonas", do acadêmico manauara Sérgio Augusto Freire de Souza.

Ele afirmou que a medida visa valorizar a cultura linguística local que "traz uma mistura do soldado da borracha, do índio e dos imigrantes" que ocuparam o local ao longo da história.

Segundo informações da "Folha de S.Paulo", em meio à controvérsia, Dallas, que é membro da bancada evangélica, voltou atrás e disse que vai retirar as palavras polêmicas do projeto, mas atacou os que criticam o projeto, afirmando que eles as usam sem o menor pudor.

A necessidade de avaliar a viabilidade jurídica da proposta irritou o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Orlando Cidade (PTN).

Cidade afirmou que Dallas "já tentou transformar em patrimônio até a Festa do Repolho. Tem muito deputado que faz isso. Aí depois põe um outdoor dizendo que é o que mais apresentou projeto".

O deputado também já tentou tornar patrimônio imaterial as festas do Boto de Pirarucu e da Soltura dos Quelônios. Orlando Cidade pediu à Mesa Diretora que altere o regimento e que sejam vetadas matérias que não sejam de utilidade pública.

O deputado estadual afirmou que os colegas se incomodam por ele apresentar muitos projetos, mas afirmou que nunca fez a publicidade mencionada.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS