Projeto quer transformar expressões 'baitola' e 'piroca' em patrimônio
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Deputado estadual Wanderley Dallas (PMDB-AM), da bancada evangélica, diz que expressões fazem parte da cultura linguística de seu Estado"Piroca", "cabaço", "pinguelo", "cabaçuda",
"baitola", "bagaceira" e uma série de outras palavras estão no meio de uma polêmica no Amazonas.

O deputado estadual Wanderley Dallas (PMDB-AM) apresentou, em 2012, o Projeto de Lei nº 341/2012, que pretende transformar uma série de palavras e expressões - inclusive as citadas acima - em patrimônio imaterial da cultura amazonense.
Os termos foram copiados do livro "Amazônes - Termos Usados no Amazonas", do acadêmico manauara Sérgio Augusto Freire de Souza.
Ele afirmou que a medida visa valorizar a cultura linguística local que "traz uma mistura do soldado da borracha, do índio e dos imigrantes" que ocuparam o local ao longo da história.
Segundo informações da "Folha de S.Paulo", em meio à controvérsia, Dallas, que é membro da bancada evangélica, voltou atrás e disse que vai retirar as palavras polêmicas do projeto, mas atacou os que criticam o projeto, afirmando que eles as usam sem o menor pudor.
A necessidade de avaliar a viabilidade jurídica da proposta irritou o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Orlando Cidade (PTN).
Cidade afirmou que Dallas "já tentou transformar em patrimônio até a Festa do Repolho. Tem muito deputado que faz isso. Aí depois põe um outdoor dizendo que é o que mais apresentou projeto".
O deputado também já tentou tornar patrimônio imaterial as festas do Boto de Pirarucu e da Soltura dos Quelônios. Orlando Cidade pediu à Mesa Diretora que altere o regimento e que sejam vetadas matérias que não sejam de utilidade pública.
O deputado estadual afirmou que os colegas se incomodam por ele apresentar muitos projetos, mas afirmou que nunca fez a publicidade mencionada.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!