Consumo de bebida alcoólica entre Índios no Amazonas e apontado como uma das causas de suicídios

Município do Amazonas tem taxa dez vezes maior que a média nacional, conforme estudo.

Consumo de bebida alcoólica entre Índios no Amazonas e apontado como uma das causas de suicídios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Manaus - São Gabriel da Cachoeira, no noroeste do Amazonas (a 865 quilômetros de Manaus em linha reta), lidera o ranking de suicídios de índios no Brasil. Entre os mais de cinco mil municípios brasileiros, São Gabriel da Cachoeira ficou na primeira posição.

Entre 2008 e 2012, a taxa foi de 50 casos por 100 mil habitantes, dez vezes maior do que a média brasileira, de 5,3 suicídios por 100 mil habitantes, no período, segundo o Mapa da Violência.

Nas cidades com população indígena, a taxa sobe para 30 mortes. Em São Gabriel, entre os que se mataram de 2008 a 2012, 93% eram índios.

Oito entre dez se enforcaram. O suicídio por ingestão de timbó, raiz venenosa que causa sufocamento, foi o segundo método mais usado.

“O que está acontecendo é um verdadeiro extermínio destas populações”, afirma o médico Carlos Felipe D’Oliveira, da Rede Brasileira de Prevenção do Suicídio.

No Amazonas, Roraima, Acre e Tocantins, os suicídios passaram de 390, em 2002, para 693, em 2012: aumento de 77,7%.  “Normalmente, o que vemos é que os locais com maior taxa de suicídio de índios são justamente aqueles mais desassistidos, com alto índice de desemprego, uso de álcool, drogas e muito conflito”, afirma D’Oliveira.

Dados oficiais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) registram 73 casos de suicídio de indígenas só em Mato Grosso do Sul, em 2013 – o maior índice em 28 anos. Dos 73 indígenas mortos, 72 eram do povo Guarani-Kaiowá.

Segundo o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010 havia um total de 821,5 mil indígenas, o que representa 0,4% da população do País. O suicídio indígena representa 1% da população de índios.

No Amazonas, onde a população indígena representa 4,9% dos habitantes no País, 20,9% dos suicídios ocorre entre indígenas. Em Mato Grosso do Sul, a taxa é ainda mais preocupante. Pelo Censo de 2010, eles são 2,9% da população, mas respondem por 19,9% nos suicídios.

Nos últimos dez anos, o Amazonas foi onde o suicídio de jovens mais cresceu (134%). Os índios representam 4,9% da população do Estado e 20,9% dos suicídios envolveram indígenas.

Os altos índices de mortes foram discutidos no Fórum Brasileiro sobre Suicídio, em Brasília. Em janeiro de 2015, a Rede Brasileira de Prevenção do Suicídio encaminhará uma minuta à Comissão de Seguridade e Família do Congresso Nacional pedindo ações de prevenção. A intenção é criar políticas públicas para reduzir a incidência de suicídios.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS