Reunião discute solução para impasse entre índios tenharins e moradores de Humaitá

Domingo (12), o grupo de trabalho formado por representantes dos governos federal, estadual e municipal, além dos comandantes das forças de segurança que atuam na região (a 590 quilômetros da capital, Manaus) informou que vai propor à Presidência da Repúb

Reunião discute solução para impasse entre índios tenharins e moradores de Humaitá

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em meio ao conflito entre os índios tenharins e moradores do município de Humaitá, no sul da Amazônia, desembarca hoje (13) na cidade uma equipe interministerial, com representantes das pastas do Meio Ambiente, da Justiça, do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social, para construir soluções para superar o impasse.

Segundo o comandante militar da Amazônia, general Villas Bôas, a intenção é desenvolver uma política que gere renda para os índios para que eles não voltem mais a cobrar pedágio na BR-230, a Rodovia Transamazônica, que corta a reserva.

 

Domingo (12), o grupo de trabalho formado por representantes dos governos federal, estadual e municipal, além dos comandantes das forças de segurança que atuam na região (a 590 quilômetros da capital, Manaus) informou que vai propor à Presidência da República a concessão do Bolsa Família para os índios tenharins em caráter emergencial.

 

Desde o último dia 25, os índios estão isolados nas aldeias depois que moradores da cidade atearam fogo na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) e em pontos de cobrança de pedágio. Os moradores acusam os indígenas de serem responsáveis pelo desaparecimento de três homens, em represália à morte do cacique Ivan Tenharim.

 

O funcionário da Eletrobras Aldeney Salvador, o professor Stef de Souza e o representante comercial Luciano Ferreira desapareceram quando viajavam pela Transamazônica, em um trecho que atravessa a reserva indígena, a cerca de 150 quilômetros de Humaitá.

 

Hoje, foi publicada no Diário Oficial da União portaria que prorroga por mais 90 dias a permanência da Força Nacional de Segurança na região.  Além da Força Nacional e do Exército, também estão atuando no sul do Amazonas agentes da polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

 

No domingo (12), o grupo de trabalho esteve na Reserva Tenharim Marmelo para apresentar aos índios o resultado das ações que estão sendo desenvolvidas e reforçar a proibição da retomada de cobrança de pedágio. Os índios proibiram a entrada da imprensa para acompanhar a reunião.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS