O presidente da Câmara de Vereadores de Acrelândia, Sebastião Rita de Carvalho (PTN), mais conhecido como Tião Rita, ficou detido durante toda a manhã de sexta-feira na delegacia do município. De acordo com o próprio vereador, ele foi autuado por porte ilegal de arma.
Tião afirmou ter realmente uma arma calibre 38 sua residência.
“Por ser envolvido com a política eu tenho alguns adversários, e às vezes nós recebemos ameaças. Mas eu não tenho como costume andar armado. Tenho essa arma em casa para a minha própria segurança”, disse o vereador.
Tião afirmou que não tirou o porte de arma por causa da burocracia. “A gente enfrenta muita burocracia para tirar o porte de arma. A legislação brasileira é muito dura”, justificou.
Segundo o vereador, a polícia chegou à casa dele por volta das 6 horas da manhã de ontem. “Os policiais chegaram com o mandado de busca para procurar a arma na minha residência. Eles agiram na maior tranqüilidade. Não houve confusão”, informou o vereador.
O delegado da cidade de Acrelândia, Saulo Ribeiro de Freitas, informou que o parlamentar pôde pagar fiança.
“Ele deve pagar uma fiança e responder pela infração em liberdade. Mas isso não quer dizer que ele não possa vir a ser punido. Isso vai depender do juiz”, disse o delegado.
A denúncia
Segundo Saulo, a descoberta do porte ilegal de arma do vereador Tião só foi possível porque a polícia de Acrelândia está realizando investigações para combater o tráfico de drogas naquele município.
Quem informou à polícia que na casa do vereador havia uma arma foi um jovem acusado de envolvimento com o tráfico de drogas preso em Senador Guiomard.
De acordo com a polícia, o rapaz afirmou que o filho do vereador, que é menor de idade, seria usuário de drogas e certa vez teria tentado negociar a arma em troca de drogas.
A partir da denúncia, a polícia pediu que fosse expedido um mandado de busca e apreensão.
Segundo Tião ele nem desconfiava de onde poderia te partido a denúncia, mas entre as hipóteses ele acredita que o fato pode ser interpretado como artimanha política de seus adversários.
“Pode ser um motivo político, não sei. Sou um dos fundadores do município e já estou no meu terceiro mandato como presidente da Câmara. Por isso muitas vezes a gente é alvo de inveja”, avalia.
População afirma não se alarmar com os fatos ligados ao vereador
Tião Rita é muito conhecido no município por seu temperamento explosivo. De acordo com moradores de Acrelândia, ele já se envolveu em vários escândalos durante sua trajetória política. Um deles seria uma agressão a uma juíza durante campanha eleitoral. Outro teria sido um incêndio forjado na própria casa para vencer a última eleição. (Nayanne Santana)