Roraima - Estado tem o segundo maior índice de cheques sem fundos

Roraima - Estado tem o segundo maior índice de cheques sem fundos

Roraima - Estado tem o segundo maior índice de cheques sem fundos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Estudo inédito divulgado pela Serasa revela que a devolução de cheques não está ligada ao meio de pagamento, mas sim à maneira de conceder crédito, a fatores econômicos e culturais. Os números revelam que Estados menos desenvolvidos detêm os maiores índices de inadimplência com cheque, entre eles Roraima. *O estudo da Serasa comparou o total de cheques compensados e devolvidos em cada um dos 27 Estados, este ano e em 2005, e criou o ranking de cheques sem fundos. Amapá é o Estado campeão, com 95,6 cheques devolvidos a cada mil compensados no período de janeiro a maio de 2006. *O índice amapaense é 440% superior ao de São Paulo, com 17,7 cheques devolvidos em cada mil compensados, no mesmo período. O Estado paulista detém o menor índice de cheques devolvidos em todo o Brasil e registra também o maior volume de cheques compensados (287,6 milhões) no período. *Santa Catarina registra o segundo menor índice, 19,1 cheques devolvidos em cada mil compensados, seguido por Minas Gerais, 20,3. O Rio Grande do Sul tem o quarto menor índice de inadimplência, 21,6. Pernambuco ocupa o quinto lugar, 21,7, e Paraná o sexto lugar, 21,9. Comparado com 2005, verificam-se algumas mudanças de posição. São Paulo trocou de lugar com Santa Catarina, que tinha no ano passado a menor inadimplência com cheques. *Roraima detém o segundo lugar no ranking dos Estados mais inadimplentes em cheques, com 85,1 cheques devolvidos a cada mil compensados, seguido por Maranhão, 58,8. Os Estados das regiões Norte e Nordeste lideram o ranking. *Pernambuco é o único Estado da região Nordeste que está abaixo da média nacional, que é de 22 cheques devolvidos em cada mil compensados, nos cinco primeiros meses do ano. Neste patamar não há nenhum Estado das regiões Norte e Centro-Oeste. *De acordo com o levantamento, de janeiro a maio de 2006, em todo o país, 734,5 milhões de cheques foram compensados, sendo 16,1 milhões devolvidos por insuficiência de fundos. No mesmo período de 2005, o total de cheques compensados havia sido de 817,9 milhões, e o de devolvidos, 14,8 milhões. *CULTURAL - Os técnicos da Serasa apontam que os aspectos culturais da população em relação ao crédito e ao cheque pré-datado contribuem para a inadimplência. Nas regiões com menor oferta de crédito, tanto o consumidor como o concedente de crédito não possuem uma educação financeira. Além disso, há os fatores conjunturais que têm impacto direto no emprego e na renda, com diferente intensidade no território nacional. *Para os técnicos, o grau de informalidade no mercado de trabalho é outro fator que pesa nessa estatística. No caso do comerciante, a utilização de metodologia adequada para a concessão de crédito, via cheque pré-datado, e para a aceitação do cheque à vista reduz significativamente a inadimplência. *Nas regiões onde o uso de tecnologia de crédito é mais disseminado, a inadimplência é menor, como se pode verificar nos Estados com maior representatividade econômica, que possuem o maior número de transações.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS