Convênio entre Caixa e Eletrobrás promoverá uso racional de energia em projetos habitacionais
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Caixa Econômica Federal e a Eletrobrás assinaram, nesta segunda-feira (25/04), Protocolo de Cooperação Técnica que tem por objetivo a promoção de ações na área de habitação de interesse social e da construção civil que identifiquem o uso eficiente da energia elétrica no País. Participaram da cerimônia o presidente da CAIXA, Jorge Mattoso, e o presidente da Eletrobrás, Silas Rondeau
O convênio foi assinado no âmbito do Procel Edifica (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) e terá duração de três anos. Serão desenvolvidos trabalhos de interesse mútuo, que receberão aporte de R$ 1 milhão e que resultarão em diversas parcerias entre as empresas, todas consideradas da maior importância para o desenvolvimento e adoção dos conceitos de Eficiência Energética em Edificações - EEE.
Dentre os trabalhos a serem realizados, destacam-se o desenvolvimento de padrões para habitações de interesse social, que observará aspectos regionais e as características técnicas, sociais e culturais de projetos; o estabelecimento de critérios de eficiência energética em imóveis residenciais, na concessão de cartas de crédito para aquisição, construção e reforma; e o treinamento e a capacitação de engenheiros e arquitetos da CAIXA em temas relacionados com a EEE, através de cursos específicos.
Também serão adotadas medidas de conservação de energia e disseminação destes conceitos nas dependências e instalações da CAIXA; serão utilizados a capilaridade e o relacionamento do banco com as prefeituras no sentido de estabelecer princípios de eficiência energética em códigos de obras; e o relacionamento com diversos prestadores de serviço, fornecedores de materiais e demais empresas da construção civil para divulgar conceitos e privilegiar projetos que adotem boas práticas do uso racional de energia.
A cerimônia de assinatura do protocolo foi realizada às 18 horas, na Praia do Flamengo, 66, bloco A, 13º andar do Edifício Flamengo Park Towers.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!