Foram adquiridos neste ano 42 veículos com recursos próprios ou de emendas parlamentares
Laboratórios moveis para análise de água e de ictioparasitos / Foto: SECOM-GOVERNO DE RONDÔNIA
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Emater-RO fecha o primeiro ano desta gestão (2019) com 96,1% de suas metas orçamentárias executadas e uma ampla reestruturação de sua infraestrutura de atendimento ao agricultor familiar.
Foram adquiridos neste ano 42 veículos com recursos próprios ou de emendas parlamentares, sendo sete camionetes 4×4, com recursos oriundos do Fundo do Programa de Melhoria da Qualidade e Produtividade do Leite (Proleite), 14 pick-ups com recursos de emenda parlamentar, e oito outros veículos adquiridos com recursos próprios.
Parte destes veículos foram entregues, e o restante será entregue até o final de janeiro, pois os recursos já estão na conta, e os produtos devidamente empenhados. “Essa é uma conquista do trabalho que vem sendo feito junto à bancada federal e estadual, buscando fortalecimento da autarquia e melhoria dos serviços junto ao seu público beneficiário. A determinação do nosso governador é que até ao final do governo seja substituído 228 veículos utilitários, e colocada pelo menos uma caminhonete traçada para cada escritório local, para melhorar o atendimento durante o período de inverno, época que aparece mais pragas nas culturas”, diz o presidente Luciano Brandão, que tem como meta substituir por veículos novos toda a frota com mais de cinco anos de uso.
Também foi conseguido, junto ao Ministério da Agricultura, R$ 2,1 milhões para a aquisição de um ultrabook e um tablet para cada extensionista, o uso destes equipamentos irá otimizar o atendimento ao produtor na propriedade, oferecendo maior confiabilidade do trabalho extensionista.
O Sistema de Gerenciamento e Monitoramento de Ater (Sigater) foi totalmente melhorado e adaptado para as novas plataformas de atendimento, com um sistema capaz de atender no formato online e offline. Terá ainda um aplicativo para atendimento dos produtores em tempo real (online), Sistema que vem sendo desenvolvido desde o inicio do ano que passou.
A missão da Emater-RO é prestar serviços de Ater de forma participativa junto aos agricultores familiares e suas organizações, visando o desenvolvimento humano sustentável. E foi com base nessa missão que em 2019 servidores foram capacitados. “Estamos entrando em uma nova geração onde a tecnologia avança a cada dia e precisamos acompanhar essa evolução” falou o presidente.
O governo de Rondônia reconhece que não basta oferecer informação técnica ao produtor, é também necessário oferecer condições e recursos para execução, e foi nesse sentido que a Emater-RO seguiu a determinação do governador coronel Marcos Rocha e está recuperando as usinas de nitrogênio, há mais de dois anos paradas. Agora, com a produção de nitrogênio líquido, se dará novo impulso a inseminação artificial em bovinos, em especial a bovinocultura de leite. A inseminação é essencial para o melhoramento genético do rebanho e o consequente desenvolvimento econômico dos produtores e do estado de Rondônia.
A cadeia do leite recebeu investimentos através do fundo Proleite
Outras culturas como o café, cacau, piscicultura e a bovinocultura de corte também receberam atenção especial da Emater-RO, na cafeicultura está sendo trabalhado um programa de identificação geográfica (IG), e sustentabilidade da produção cafeeira. Na cacauicultura foram atendidos cerca de 2.976 famílias rurais que trabalham com a cultura, desde a lavoura até o processamento de frutos, polpas e cascas até a comercialização, foi realizado capacitação com 73 técnicos um por escritório local, e a distribuição de 158.115 sementes e 130.225 hastes para 19 municípios. Com isso, é possível voltar a incentivar a cultura no estado com sistema agroflorestal clonal. Na piscicultura o Projeto de Desenvolvimento de Piscicultura com Sustentabilidade foi implantado com o objetivo de criar espécies comerciais mais conhecidas em cativeiro como o tambaqui e a tilápia, entre outras realizações foram adquiridos três laboratórios móveis de análise de água e de ictioparasitologia, possibilitando a realização de diagnósticos e a prevenção e tratamento de doenças parasitarias do pescado. Na bovinocultura de corte foi firmado o termo de cooperação com a ABCZ com a denominação de Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do estado de Rondônia, denominado simplesmente de Pró Genética0-RO, que para melhorar e qualificar os técnicos que prestam assistência aos criadores de gado bovino em Rondônia, a Associação dos Criadores de Zebu (ABCZ) em Parceria com a Emater-RO realizou cursos e a capacitação para 96 extensionistas, divididos em três turmas, sobre avaliação de touros das raças zebuínas, seguindo a técnica e metodologia Epmuras.
Mesmo com as limitações impostas pelo orçamento elaborado ainda pela gestão do governo anterior, a direção da Emater-RO conseguiu executar com sucesso 96,1 % do orçamento, sem duvida um dos melhores desempenhos na história da autarquia. Para 2020 o foco será para as unidades operacionais, pois com um governo forte e alinhado com o setor agrícola, a direção pretende alcançar novos objetivos e elevar a extensão rural para um novo seguimento.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!