Com o objetivo de fomentar a preservação do meio ambiente através de ações sustentáveis, o Porto Velho Shopping realiza, entre os meses de agosto e dezembro, a Gincana Ecológica. A iniciativa proporciona conhecimentos que permitem inserir os colaboradores como agentes construtores da sustentabilidade, compreendendo a importância da reciclagem, da economia de energia elétrica e de água, entre outras ações.
“Eu sempre gosto de frisar que a sustentabilidade é um dos pilares da Ancar Ivanhoe, administradora do Porto Velho Shopping. Essa gincana promove ações que estimulam a reflexão dos nossos colaboradores sobre a atitude sustentável, com foco em três requisitos: reduzir, reutilizar e reciclar. Essa prática sensibiliza, de maneira prática e dinâmica, o nosso time”, conta o superintendente do shopping, Cássio Mendonça.
A Gincana Ecológica Porto Velho Shopping é disputada por quatro times. Pensando em possibilitar mais integração, foram mesclados os setores de operação com o administrativo. A disputa está entre financeiro e o pessoal do estacionamento; comercial e o atendimento; segurança com o marketing; e a equipe da manutenção mais a arquitetura.
O time que mais arrecadar materiais recicláveis para destinação correta irá vencer a prova da coleta seletiva. A maior redução do uso de descartáveis e criação de resíduos no dia a dia também conta pontos. Evitar desperdício de energia e arrecadar roupas, sapatos e brinquedos para doação completam a lista de tarefas.
A Comissão Organizadora da gincana e o júri irão computar a pontuação das equipes participantes. Cada resíduo gera pontos e brindes ecológicos. No final de novembro, será feito o levantamento geral e comunicado o time ganhador.
“Compreender que o desequilíbrio ambiental é provocado pela ação do homem e que depende dele mesmo criar meios para preservar o meio ambiente é o primeiro passo para sanar o problema, preservando a Terra e seus recursos naturais”, comenta a gestora de qualidade do Porto Velho Shopping, Alana Frank.
Alana explica que a gincana tem objetivos específicos. Será identificada a existência de diferentes formas de preservação ambiental, aplicando-as no dia a dia.
Também tem o intuito de estimular para que o colaborador se sinta como um agente construtor da história do projeto de sustentabilidade e do shopping como um todo.
As finalidades ainda passam pela importância da coleta seletiva e a economia de energia elétrica e água, diariamente. “Também visamos sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias atitudes, além de estimular no colaborador a mudança de atitudes formando novos hábitos em relação ao meio em que vivemos”, diz Alana.