Beradeiros e beradeiras e o caminho de Dom Rey - Por Simon O. dos Santos

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Sou um cronista, com o olhar atento para tentar traduzir através da “arte da palavra” alguns traços do cotidiano dos beradeiros e beradeiras do Berço do Madeira. Confesso! De tão cansado, nosso olhar não vê, as coisas parecem que vão acontecendo no automático, e para ver além do cotidiano, é preciso exercitar o olhar, “aprender a olhar de novo”, assim como quem deixa de consumir açúcar, vai paulatinamente recuperando o sabor ancestral dos alimentos. 
 
O cronista opera nesse mesmo diapasão, recuperar o olhar ancestral do cotidiano. A propósito, Otto Lara Rezende escreveu uma belíssima crônica (Vista Cansada) sobre a importância de exercitar o olhar. “Parece fácil, mas não é. Há pai que nunca viu o próprio filho. Marido que nunca viu a própria esposa. Nossos olhos se gastam no dia a dia, opacos. E é por aí que se instala no coração o monstro da indiferença”. 
Vocês beradeiros e beradeiras, o que veem quando passam muitas  vezes apressados em seus veículos, ou caminhando indiferentes pelo centro da cidade do Berço do Madeira, quando “olham” para a praça da matriz? Conseguem “enxergar” de verdade, mais de verdade mesmo a grandiosidade e a robustez da construção do prédio da matriz da Paróquia São Francisco de Assis?
 
Podem ter certeza, voltando à crônica do Otto Lara Rezende “uma criança vê o que o adulto não vê”, e as crianças do Berço do Madeira devem olhar para a construção do templo católico e apontarem o dedo maravilhados: “Meu Deus mãe parece um castelo de fadas!”, é isso mesmo beradeiros e beradeiras, as crianças param demoradamente e olham para além da construção e veem castelos, fadas, gnomos, anjos e querubins povoando a praça e enchendo de bençãos o centro do Berço do Madeira. 
 
Vejam Beradeiros e beradeiras!  Mas vejam de verdade, “com os olhos atentos e limpos”, a grandiosidade e a robustez da construção do tempo católico. É católico, mas não importa, poderia ser o templo de qualquer outra denominação religiosa, o que importa é a mensagem de paz que irmana, envolve e abraça a todos nós, independentemente da religião que professe. “Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz”. 
 
O templo, quando finalizado, será uma conquista de todos do Berço do Madeira. A glorificação da fé de um povo beradeiro e beradeira, que migrou de Vila Murtinho e da Colônia Agrícola do IATA, para em meados de 1978, lançar os alicerces da comunidade católica no centro do Berço do Madeira.
 
Beradeiros e beradeiros!  Oficialmente, a Paróquia São Francisco de Assis, foi instalada no dia 26 de dezembro de 1982. Mas, vejam que beleza, que encanto, as primeiras celebrações católicas ocorreram embaixo de um gracioso e elegante pé de Acácia com suas flores amarelas perfumadas caindo sobre as vestes dos celebrantes e devotos, que nasceu espontaneamente bem no bico da praça, voltado para Vila Murtinho, onde a Igreja de Nossa Senhora Terezinha do Menino Jesus, reverenciava a todo com devoção e alegria. 
 
Beradeiros e beradeiras!  Finalizo essa crônica domingueira com um chamado especial do Otto Lara Rezende: “Experimente ver pela primeira vez, o que você vê todo dia, sem ver. Parece fácil, mas não é. O que nos cerca, o que que nos é familiar, já não desperta curiosidade”. Eu por exemplo, vejo e revejo todo as vezes que passo pelo centro do Berço do Madeira, aquela “igreja da minha infância, de arquitetura ovalada, e tijolos à mostra, com uma inscrição na fachada “O caminho de Dom Rey”. Mas o campo visual da minha retina agora é outro, e vê um majestoso templo católico sendo erguido e dialogando   religiosamente com o templo da minha infância. Sou grato! 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Cafeeira Gasqui LTDA

Antex Modas S/A

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS