Meio ponto percentual entre confúcio e expedito

Meio ponto percentual entre confúcio e expedito

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Deu a lógica, nos nomes  que indicavam as pesquisas, desde o início da campanha. Confúcio Moura e Expedito Júnior vão para o segundo turno. Nada a ver com a pesquisa do Ibope, que dava o atual governador com um crescimento de 15 pontos percentuais em menos de 15 dias e sete pontos à frente de Expedito. A diferença real foi de apenas meio ponto percentual, até porque a campanha de Confúcio cresceu muito na reta final, enquanto a do tucano não aumentou, já que Expedito e seus aliados lutavam contra falta de recursos. O segundo turno é uma campanha totalmente diferente, porque novas alianças podem ser firmadas; atuais adversários de um e de outro podem reforçar o outro lado, na fase decisiva da eleição. Outro detalhe: o tempo do horário eleitoral gratuito é igual, 10 minutos para cada um. Então, começa tudo de novo, com Confúcio e Expedito com chances iguais. Assim como Dilma e Aécio vão disputar a Presidência também com as possibilidades no mesmo patamar.

Destaque-se, neste primeiro turno, a performance das duas representantes dos Cassol. Jaqueline, que disputou o governo, mostrou competência e abriu um caminho positivo para novas participações em disputas eleitorais. Ivone Cassol, esposa do senador Ivo Cassol, que nunca participou ativamente da política, teve uma estreia altamente positiva. A derrota de Moreira Mendes, de quem se esperava muito mais nas urnas, foi uma das surpresas negativas. E outro lamento foi o caso de Aluizio Vidal. Personagem novo na política, ele teve excelente votação, mas teria resultados práticos se disputasse outros cargos. À Assembleia, por exemplo, onde poderia colocar o PSOL pela primeira vez com uma cadeira. Enfim, a eleição teve muitas coisas complexas, positivas e negativas. Mas ela foi, na essência, mais um show de democracia.

RECOMEÇA DO ZERO

Começa agora nova eleição. Confúcio e Expedito, mal fecharam as urnas no domingo, já começaram a batalhar em busca de apoios. Ainda na noite da eleição, os dois deram entrevistas otimistas. Confúcio comemorando uma vitória inesperada em Porto Velho e o fato de ter chegado na frente. Expedito comentando que ficou clara que a população aponta que quer mudanças, já que seu adversário está no poder, com recursos abundantes e mesmo assim não conseguiu tirar grande vantagem. Enfim, tudo recomeça para a batalha de 26 deste outubro.

EM BUSCA DE ALIADOS

Quem vai apoiar quem? O poder eleitoral do senador Ivo Cassol e do seu grupo político ficou claro, com a boa votação das duas mulheres da família, estreantes na política. Ambas somaram mais de 220 mil votos. Ele penderá para algum dos dois finalistas ou ficará fora? E o PT, vai ficar ao lado de Confúcio, como sempre quis o diretório nacional ou poderá abrir negociação política com Expedito Júnior? O PSOL de Aluízio Vidal já avisou que fica fora de tudo. Não quer conversar nem com um nem com outro...

SUJEIRADA

Vergonha para Rondônia e para o Brasil: as lixeiras em que foram transformadas ruas e proximidades das escolas onde havia locais de votação, merece o repúdio de todos. Candidatos emporcalharam as cidades, país afora. Houve exceções, é claro. Uma delas aqui mesmo no nosso Estado. Em Rolim de Moura, a Justiça Eleitoral elogiou a todos os partidos e coligações. Não houve sujeira nas ruas da cidade, durante toda a campanha. Que os sujos sejam punidos com rigor e que em Rolim continue assim no segundo turno!

ONZE VOLTAM

Surpresas também em relação à Assembleia. Nomes como os de Zequinha Araújo, Adriano Boiadeiro, Ana da Oito, Epifânia Barbosa e Cláudio Carvalho ficaram fora. Foram reeleitos o combativo presidente Hermínio Coelho e mais dez: Lebrão, Maurão de Carvalho, Edson Martins, Luizinho Goebel, Marcelino Tenório, Saulo Moreira, Glaucione, Ribamar Araújo, Adelino Follador e Jean Oliveira. Follador foi o campeão no Estado, com mais de 19 mil eleitores o reconduzindo à ALE. Também foram muito bem votados a deputada Glaucione, de Cacoal, com 18 mil votos e Lebrão, com mais de 16 mil.

CARAS NOVAS

Entre as caras novas no parlamento estadual, dois vereadores da Capital: o jovem Léo Moraes e o apresentador Aelcio da TV (este fez uma das campanhas mais modestas, com poucos recursos e muito pé na estrada, por isso mais méritos ainda ao seu feito!). O ex-prefeito Laerte Gomes; Rosângela Donadon, o pastor Só na Bença, o vereador Alex Redano; dr, Neidson, de Guajará Mirim, Jesuíno Boabaid são algumas das novas lideranças que chegam à Assembleia.

 TURMA DE BRASÍLIA

Na bancada federal há também novidades importantes. Uma delas, a reeleição de Acir Gurgacz, com votação consagradora. Outra: duas mulheres deram um show nas urnas. Marinha Raupp, com 61 mil votos e Mariana Carvalho com 60 mil foram destaques especiais. Entre elas, talvez a maior surpresa de todas: a incrível votação do jovem deputado Marcos Rogério, que teve quase 61 mil votos, mais de 52 mil do que fez em sua  primeira eleição.Lúcio Mosquini e Luiz Cláudio também tiveram ótimas votações. Expedito Neto, aos 25 anos, estreia no Congresso. Garçon volta e Capixaba está reeleito.

PERGUNTINHA

Dilma Rousseff ou Aécio Neves? Quem você vai escolher para ser Presidente do Brasil, neste 26 de outubro?

Leia o Blog: www.opiniaodeprimeira.com.br

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS