Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em 1757, na altura das demarcações Pombalinas, já existiam parcelas de vinhas, bem como algumas das quintas que passariam a fazer parte da Romaneira. Assim, 1757 é apenas o ano do registro oficial da quinta, feito na altura de tais demarcações decididas pelo marquês de pombal.
Padre Bacelar
O padre Vilaça Bacelar herdou as terras da Romaneira em 1844 e não passou despercebido a Joseph James Forrester quando criou a sua gravura da Rua Nova dos Ingleses, hoje rua Infante D. Henrique. O padre está entre as poucas figuras portuguesas residentes no Porto a serem retratadas,obviamente acompanhado por inúmeros ingleses.
Acionista brasileiro
Em finais de 2012, André Esteves, empresário brasileiro, também apaixonado pela região do Douro, tornou-se o principal acionista da Romaneira, em parceria com Christian Seely. Com os dois sócios a partilhar o mesmo sonho, a Quinta consolidou desde então a sua posição entre os produtores de elite de vinhos.A Quinta da Romaneira exprime hoje, após mais de 260 anos de existência, através dos seus vinhos todo o potencial de grandeza do seu terroir histórico.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!