Vivências etnográficas - Por Lourismar Barroso

Vivências etnográficas - Por Lourismar Barroso

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Na tarde da última terça-feira (18), doutorandos e doutorandas do Ppge - Dinter (FCR-UNIVALI) em parceria com o governo do Estado de Rondônia, participam de uma comemoração ao dia dos povos indígenas. 
 
O evento aconteceu no Memorial Rondon, próximo da igrejinha de Santo Antônio. O projeto intitulado Maloca acontece em parceria com a Seduc e a Setur, ambas secretarias do Governo de Rondônia, que contou com a presença de 22 etnias, aproximadamente 80 indígenas no local. 
 
Os  indígenas foram recepcionadas pelo professor doutorando em educação, Lourismar Barroso, que  se tornou biógrafo do Rondon, após publicar a obra: “ Rondon, uma vida dedicada ao BRASIL”, passou a incorporar o personagem e narrar a trajetória de vida do Marechal da Paz.
 
A abertura do evento contou com  a presença de autoridades, dentre elas, a secretária de Estado de Educação Ana Paccini, do superintendente do Turismo, Gilvan Pereira; da diretora geral de ensino, Irany Oliveira; a Gerente de Arte e Cultura Escolar da Seduc Sabrynne Sena; o Gerente da Educação Indigena Antônio Poruborá,  além dos 20 doutorandos em Educação do Dinter (Univali- FVR) e das 22 etnias que estiveram presente no evento.
O público pode  acompanhar a apresentação de danças típicas, além de vendas de artesanatos, assim como pinturas corporais.
 
Os futuros doutores em educação do Estado de Rondônia, tiveram a oportunidade de conhecer e prestigiar de perto a cultura, a tradição e a arte dos povos indígenas. 
 
Para a professora Ana Claudia Delfini, pós doutora em educação da Universidade do Vale do Itajaí (SC), foi uma tarde maravilhosa e encantadora, além, claro, de um grande aprendizado para todos. "Ouvir esses povos com suas cantorias, danças e artesanatos mexeu muito comigo. Nunca tive a oportunidade de conhecer de perto esses povos da Amazônia. Minha primeira vez. Amei", detalhou. 
 
 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS