FOLHAJOVEM
De acordo com a literatura acadêmica, empreendedor é aquele que sonha, idealiza, enxerga uma oportunidade e constrói uma organização para programar algo que seja aceitável pelo mercado, que ofereça desenvolvimento local, que melhore as condições sociais das pessoas ou que promova a cultura de uma região.
Não é necessário ser nenhum catedrático em empreendedorismo para reconhecer que Wilson Moraes personifica essa tese. Ele sonhou em ter o seu próprio negócio, enxergou oportunidade em Rondônia, deixando para trás uma carreira sólida no seu estado São Paulo, e abriu o próprio negócio na região Norte, cuja aceitação é inquestionável.
E mais: A Real Diagnóstica empresa especializada em insumos e equipamentos para laboratórios de análises clínicas lançada por ele em sociedade com Júlio Saliba, seguiu à risca os princípios que norteiam a cultura empreendedora. Ou seja, melhorou as condições sociais das pessoas e promove a cultura da região como testemunhou o próprio secretário de Saúde do Estado Williames Pimentel durante a inauguração do novo prédio da organização em Porto Velho neste mês.
A ampliação da companhia, aliás, configura outro fator relevante na desafiante arte de empreender, pois identifica a vocação para se renovar a cada desafio vencido. “Fico feliz com a realização desse sonho”, costuma repetir Wilson, fazendo questão de dividir o sucesso com a dedicada equipe de profissionais com destaque para a gerente Ivânia David, que lhe acompanha desde o início da sua empreitada em Rondônia.
Mesmo com a sua marca consolidada no mercado rondoniense, onde é representante exclusivo da conceituada multinacional Roche, o jovem idealista segue firme na caminhada, buscando a cada dia novas realizações. “Já estamos presentes hoje no Acre e no Amazonas”, festeja Wilson Moraes, cujo perfil empreendedor e a aplaudida trajetória se constituem numa bela lição de empreendedorismo.