Mais de cinco décadas após a estreia de O Poderoso Chefão Parte Um, o público televisivo ganhou de presente a minissérie The Ofter - A Oferta - que conta os bastidores da conturbada realização deste que é uma das obras primas da história do cinema, pelo ponto de vista de Albert Ruddy - com algumas liberdades - produtor do longa metragem dirigido brilhantemente por Francis Ford Coppola, coroteirista junto com Mário Puzo, autor do livro O Poderoso Chefão.
No elenco da produção Dan Floger interpreta Francis Ford Coppola, Justin Chambers (Marlon Brando), Patrick Gallo faz Mário Puzo, Milles Teller interpreta Albert Ruddy e Matthew Goode é Robert Evans. Uma curiosidade. Lou Ferrigno (O Hulk da clássica série setentista) é o escolhido para ser Luca Brasi.
Depois de amargar o fracasso literário de O Imigrante Feliz, Puzo incentivado pela esposa, decidiu escrever um livro sobre a Máfia, que se tornaria um campeão de vendas. Bob Evans, o cabeça dos estúdios Paramount, à época, comprou os direitos da obra e autorizou a realização do filme. É essa história que The Ofter conta em dez episódios repletos de citações, referências e personagens da vida real como Coppola, o próprio Evans, Ruddy, Al Pacino, Marlon Brando, Mário Puzo, sem contar a reprodução (parcial) de cenas icônicas do filme.
Ruddy, Coppola, Bettye McCartt (Temple) e Puzo vão até a casa de Brando. O ator, então, se transforma na frente deles — mostrando qual a visão que tinha para Don Corleone. A Morte de Sollozo e McCluskey. O atentado a Vito. O jantar de Coppola reunindo os atores. A interação entre Coppola e Mário Puzo e a sessão que o produtor projeta apenas para os mafiosos (pelas expressões e o som, os fãs certamente identificarão as cenas) são algumas das ótimas sequências da produção que mostra os percalços para se fazer o filme — incluindo desde as dúvidas sobre a escalação do elenco às conturbadas relações do produtor com a máfia italiana em Nova York.
A série revela como o produtor se envolveu com a máfia (a verdadeira) para conseguir que o projeto saísse do papel. Joe Colombo, líder de uma das Cinco Famílias de Nova York, militou ativamente contra o longa-metragem — até ser persuadido por Ruddy. No final, a máfia não só se torna uma peça importante da produção como integrantes da Família Colombo atuam no longa. Tudo isso é retratado em The Offer.
No entanto, nem tudo é perfeito, é claro. Enquanto a atuação de Matthew Goode é magnética e Juno Temple está incrível como a secretária (e faz tudo) de Ruddy, nem todos em cena estão confortáveis em seus papéis. Anthony Ippolito, por exemplo, carrega de forma exagerada nas cores do seu Al Pacino, em uma atuação que (como outros elementos da série, diga-se) beira à paródia.
O roteiro apresenta alguns problemas, pois para preencher o pedido de dez episódios do Paramount, a série excessivamente perde tempo em alguns detalhes, como as idas e vindas da produção e os detalhes técnicos, além de trazer subenredos que não agregam tanto à história principal. Como foi exibida é uma homenagem digna a O Poderoso Chefão. Com três ou quatro episódios a menos The Ofter seria quase uma obra prima. Não é inesquecível, mas possui muitos méritos, que aliás outras produções focadas nos bastidores de um filme não conseguiram nem chegar perto. Resumindo - The Ofter é uma oferta irrecusável, como diria Michael Corleone.