O ano de 2021 ainda foi de crise, mas a APEP se fortaleceu

Ao pensar o ano de 2021, que acaba agora, vimos que a articulação de boas parcerias e a confiança entre nós superou a indiferença governamental em relação ao Polo Empresarial

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A pandemia do novo coronavírus continuou a colocar o mundo em polvorosa ao longo de 2021, tal como fez em 2020, agora acrescida das terríveis variantes Delta e Ômicron - esta última ainda com potencial de impactos desconhecidos pela ciência. Mas, nas piores hipóteses, o absolutamente desconhecido já está afastado, nos restando as cautelas e os cuidados exigidos pelos momentos e pelas circunstâncias. Isto se aplica para todos os setores da vida. À indústria inclusive.

 

Embora as empresas localizadas no Polo Empresarial de Porto Velho também tenham sido impactadas pela pandemia na mesma dimensão de outras, temos que comemorar a resistência com que todas elas administraram suas dificuldades e, ativas, chegaram ao fim de 2021. Isto pode ser traduzido na manutenção dos empregos, na expansão de algumas plantas e na melhoria da infraestrutura local – esta última resultado dos esforços dos empresários locais.

 

Neste sentido, a Associação do Polo Empresarial de Porto Velho – APEP teve papel relevante para manter a unidade das empresas, articular apoio e parcerias de interesse da Associação, dialogar com o segmento industrial como um todo e, principalmente, abrir debate com a sociedade. O resultado disso é que nenhuma demissão ocorreu no âmbito das empresas ali instaladas.

 

Ressalte-se, entretanto, que, com exceção de um trator que nos foi cedido, todos os esforços direcionados ao setor público para aquilo que é de responsabilidade dele, foram inúteis. E falo aqui de questões básicas como segurança, asfalto, iluminação pública e serviços de zeladoria, todas inseridas na agenda cotidiana do governo estadual.

 

Mas, isso não nos impediu de avançarmos. Um dos avanços importantes foi a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA, que, numa ação realizada no próprio Polo, permitiu a vacinação de todos os funcionários que ali trabalham, no momento mais agudo da pandemia.

 

Outro avanço significativo foi o encontro entre a APEP e a Superintendência da Zona Franca de Manaus – SUFRAMA. Pasmem! Este encontro decorreu da publicação do meu primeiro artigo que, lido pela sede na capital do Amazonas, nos colocou em contato com a gerência estadual e, imediatamente, iniciamos um promissor diálogo e uma agenda de ações conjuntas.

 

Outro momento marcante foi a comemoração do Dia da Árvore, em que a APEP, em parceria com a associada Sustem Nutri, promoveram uma plantação coletiva de ipês roxo na alameda principal do Polo. Este evento demonstrou o compromisso das empresas com a preservação e sustentabilidade e contou com a presença do diretor regional da Suframa e do superintendente adjunto da Superintendência de Desenvolvimento e Infraestrutura – SEDI.

 

Numa demonstração de organização interna e de unidade de todas as empresas em torno do fortalecimento da APEP, na Assembleia Geral realizada em novembro, os associados aprovaram por aclamação a nossa recondução para mais um mandato à frente da entidade e dos demais dirigentes. E mais: na mesma reunião aprovamos a criação do Instituto Indústria Viva (nome provisório), que será o braço técnico da APEP para a realização de pesquisas, formação profissional, educação, estimulo à inclusão produtiva e apoio às comunidades do entorno do Polo Empresarial. Além disso, pela primeira vez, aprovamos a criação de uma taxa de contribuição à Associação, que lhe permitirá manter suas atividades e custear a criação e o início das ações do Instituto Indústria Viva.

 

Além disso, a APEP se colocou diante da sociedade com a publicação de artigos e várias entrevistas que concedemos, nos quais defendemos nossa visão de desenvolvimento econômico do estado, da nossa organização produtiva, da nossa relação com o meio ambiente e, sobretudo, da nossa preocupação com a geração de empregos para o agora e para o futuro.

 

Apesar dos avanços, A APEP tem dois desafios estruturais a enfrentar no fortalecimento da indústria de Rondônia. O primeiro deles é reduzir a diferença do Produto Interno Bruto – PIB produzido pelo Agro e o produzido pela Industria (32% e 15%, respectivamente). O segundo desafio, este totalmente dependente do primeiro, é a redução da diferença entre os salários pagos pela indústria de Rondônia e os pagos pelas indústrias localizadas em outras regiões do País.

 

Com a APEP fortalecida e preparada para o futuro, o arrefecimento da pandemia e a instalação de sete novas plantas industriais no Polo[1], o ano de 2022 será marcado pela consolidação do espaço como centro de desenvolvimento, de incorporação de tecnologias, de inovação, de geração de empregos, de práticas sustentáveis e de preocupação com o social. É a indústria de Rondônia ocupando o lugar que  lhe cabe no crescimento do estado.      

 

 

 

(*) Estenio Junior, empresário e presidente da Associação do Polo Empresarial de Porto Velho - APEP pelo segundo mandato, é natural de Fortaleza, CE. Reside em Porto Velho desde 1985. Cursou o ensino médio no Colégio Dom Bosco, é graduado em administração de empresas. Iniciou carreira empresarial vendendo alimentos nas ruas da cidade. Logo inicia a produção do suco QUERO MAIS, em espaço cedido por seus pais. Em 2008, se muda para o Polo e dá continuidade à produção do suco QUERO MAIS, que é líder de mercado há 16 anos.



[1]
Todas já licitadas e em fase de instalação.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS