Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
«Charlie Sheen é soropositivo», publicou o site americano TMZ, especialista em celebridade que disse também que o ator fará o anuncio oficial na quarta 09, ao vivo pela TV durante o programa Today da NBC. Segundo o TMZ a decisão da revelação sobre a doença partiu do próprio Sheen após uma série de comentários indiscretos que circularam afirmando que o ator é soroposivo há muitos anos. Sheen é o ator preferido de Oliver Stone, intérprete de Platoon e Wall Street além ter sido por muitos anos o protagonista da série Two and a half Men. Charlie Sheen assim como seu personagem Charlie na Série é famoso por seus excessos em drogas e álcool.
O virus do HIV no mundo
Vida de celebridade à parte, um relatório divulgado pela Unaids (Programa das Nações Unidas para HIV e Aids) revelou que o número de infecções com o vírus aumentou 11% no Brasil entre 2005 e 2013, indo na contramão da média global, que apresenta queda e em se tratando de dados mais globais, um índice do estudo que chama atenção é o fato de que cerca de 54% das pessoas infectadas no mundo todo não têm consciência disso. Ou seja, 19 milhões das 35 milhões de pessoas que atualmente vivem com HIV no mundo não sabem que têm o vírus. O relatório, intitulado GAP, compilou dados de 11 instituições parceiras da ONU em 189 países sobre a doença.
Cresceu o número de jovens brasileiros portadores do HIV
De acordo com um relatório da UNAIDS, programa das Nações Unidas sobre HIV os jovens brasileiros na faixa compreendida entre os 15 e os 19 são a parcela da população que mais têm tido novos infectados pelo vírus HIV, e estima-se que sejam 734 mil brasileiros infectados, apesar da crescente diminuição de novos casos no mundo.A grande preocupação é com os garotos de 15 a 19 anos. O número de casos, nessa faixa etária, aumentou absurdamente em 53% de 2004 a 2013. Dizem especialista que os jovens brasileiros parecem estar perdendo o medo da AIDS, pensando que o tratamento é 100% eficaz, é o que afirma Cristiano Ramos, que tem o vírus HIV e é presidente da ONG Amigos da Vida, para soropositivos. Diz Cristiano que "essa nova geração de portadores perdeu o medo da AIDS". O fato é que nossos jovens estão praticando sexo muito novos, sem nenhuma maturidade e responsabilidade. E o número de jovens grávidas infectadas pelo HIV também é alarmante. Hoje, muitos dos nossos jovens na faixa dos 19 anos já tiveram mais de vinte parceiros sexuais ao longo de suas curtas existências, o que os deixa muito vulneráveis às doenças sexualmente transmissíveis. Cristiano vê na prática o que os números do relatório do Unaids mostram: a cada três pessoas infectadas em todo o mundo, uma tem entre 15 e 24 anos.
A Aids não discrimina. A Aids não tem cara e não tem cura
No Brasil, a estimativa é que 734 mil pessoas estejam contaminadas. Desde 1996, todos os remédios contra a doença são de graça e o governo aumentou a distribuição. Antes, recebia o remédio somente quem desenvolvia a Aids ou tinha carga viral muito alta, mas desde 2013 todos os soropositivos tomam o antiretroviral.
Em Rondônia, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o número de pessoas portadoras da doença cresceu 25% em 2014 e 70% destas pessoas contaminadas alegaram não terem usado o preservativo durante suas relações sexuais.
A Aids não tem cura e a doença pode demorar até 10 anos para se manifestar. Mesmo em relações estáveis o uso do preservativo é a única maneira de prevenção. Para abandonar o uso do camisinha, é aconselhável que o casal faça antes um exame de sangue para saber se há algum tipo de doença.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!