Classificação injusta e no sufoco – Por Professor Nazareno*

Classificação injusta e no sufoco – Por Professor Nazareno*

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A seleção brasileira de futebol mais uma vez decepcionou a imensa torcida do país nesta Copa do Mundo: jogando contra o “escolhido” Chile pelas oitavas de final da competição, o time brasileiro passou o maior sufoco para conseguir a classificação, que veio chorada e somente na cobrança de pênaltis. Por um milagre, não estamos fora da Copa. No tempo normal da partida, ainda na primeira metade do jogo, o Brasil abriu o placar com um gol contra. Pressionado o restante do jogo pela brilhante equipe andina, cede o empate e passa um dos maiores apertos de que se tem notícia neste esporte. Os chilenos não ganharam o jogo porque o goleiro Júlio César do Brasil simplesmente foi o melhor em campo: defendeu um gol quase certo no final do segundo tempo e durante a prorrogação teve sorte quando o atacante Pinilla acertou o travessão brasileiro.
Visivelmente nervosos, jogando mal, errando passes, totalmente perdidos em campo e tentando evitar uma humilhante derrota que já era quase certa, os badalados pentacampeões do mundo tiveram que contar com o inusitado, uma espécie de 12º jogador: a sorte. E ela não abandonou os brasileiros. Até durante a cobrança de pênaltis, uma bola “estranhamente” bateu na trave e teimou em não entrar na meta verde-amarela. Até agora fizemos quatro jogos. Empatamos dois e ganhamos de forma discutível os outros dois: batemos a Croácia por 3 X 1 com uma imoral ajudinha do juiz japonês e também o infantil time de Camarões que não foi páreo para ninguém com três humilhantes derrotas e sérios problemas de relacionamento entre os seus fracos jogadores. Ainda não jogamos contra nenhum time de expressão do futebol mundial.
Holanda, Alemanha, Argentina e França, até agora, são equipes que já mostraram toda a sua força neste mundial e se continuarem jogando um futebol de primeira como estão, podem dar um show nos pusilânimes, nervosos, emocionados e chorões jogadores do Brasil. Antes, durante e depois da partida, Thiago Silva chorou, David Luiz chorou, Júlio César chorou e muitos outros também devem ter chorado. Talvez de vergonha pelas péssimas atuações e pelo fraco futebol que têm mostrado mesmo jogando dentro de casa com total apoio do Governo petista, da FIFA e dos iludidos e fanáticos torcedores brasileiros. Sem nenhuma estrutura emocional, os heróis de mentirinha deviam usar fraldas e lenços. Ganhar do mediano Chile, e ainda por cima nos pênaltis, não é vantagem para quem se gaba de ter o melhor futebol do mundo.
Jogando ruim e acuada desse jeito, a seleção brasileira pode até receber ajuda externa que mesmo assim não será campeã de nada. Como o Chile foi superior durante grande parte do jogo, deveria ter vencido. Nossos atletas estavam completamente nulos e sumidos em campo. E mesmo parecendo uma Copa América, o Brasil ainda assim é inferior a quase todos os outros sul-americanos. A Colômbia, nosso próximo adversário, ganhou todos os seus quatro jogos, marcou 11 gols e tem o artilheiro do torneio. Se perder para o Brasil, será a maior injustiça do futebol, já que fomos medíocres até nos pênaltis. Uma classificação sofrida, chorada e injusta. Só que para o povão é isso que importa: ganhar de qualquer jeito. Esse “timeco” não pode ser beneficiado pela sorte ou outros fatores externos. Devíamos agora torcer pela Colômbia, um time que diverte e não angustia. Que vantagem tem ganhar uma Copa do Mundo sem jogar o bom futebol?
  
 
*É Professor em Porto Velho.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS