POLITICA E PODER – Por Roberto Kuppê

POLITICA E PODER – Por Roberto Kuppê

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

rkuppe@gmail.com

CONFÚCIO

Em audiência ontem, 22, com o ministro de Minas e Energia (MME), Edison Lobão, em Brasília, o governador Confúcio Moura (PMDB) reivindicou a inclusão do estado de Rondônia na 12ª rodada de licitação da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP). O objetivo é incluir Rondônia entre estados pesquisados para efeito de produção de petróleo e gás natural. O governador argumentou ao ministro que vislumbre um quadro realista da posição privilegiada do estado na Bacia dos Parecis onde a produção de petróleo e gás natural pode ser diretamente absorvida. Segundo ele, Rondônia tem petróleo e gás, se explorados, impulsionaria a economia, e a consequência é atração de investimentos para a região. O governador passa o final de semana por Brasília e Goiânia, retornando à capital no domingo.

FROUXO

Não li mais em canto nenhum alguém escrevendo que o governador Confúcio Moura é frouxo. Pelo contrário, estão chamando ele agora de nazista.

FATO

A grande verdade é que o Estado está sendo passado a limpo, assim como vem acontecendo com o Brasil (leia-se Mensalão). Doa a quem doer, investigações estão sendo feitas com o único objetivo: frear a corrupção. E não importa se estas investigações atinjam também o próprio governo do Estado. Quem não se lembra do que disse Confúcio logo no início do governo dele, que não ia tolerar corrupção?

FATO 2

Sobre a Operação Apocalipse, o governador reafirma que a Polícia Civil está agindo com isenção. “A Operação Apocalipse revelou aos rondonienses a presença de organizações criminosas ligadas ao narcotráfico com ramificações no meio empresarial e político. A ação policial foi desenvolvida de forma legal, isenta independente e inédita. Combate a corrupção é determinação de qualquer governo que esteja em sintonia com o povo brasileiro que foram e vão às ruas”, esclareceu o governador rondoniense.

FATO 3

A determinação no combate a corrupção é tanta que em meados de 2011 criou um grupo de combate na Polícia Civil.  “Estou tranquilo no que diz respeito às calúnias e mentiras que se lançam contra minha pessoa. Minha biografia de homem público por décadas neste estado falar por mim. A Polícia Civil cumpriu o seu papel constitucional como apuradora de crimes e estamos toda agora nas mãos da Justiça, cabendo a ela tomada de decisões, sentenças, julgamentos e absolvições”, enfatizou. Para o governador, seus adversários políticos sempre tentam desviar o foco, passando de acusados a acusadores com o objetivo de tentar barrar o fortalecimento das instituições que passam pelo saneamento moral. “Todas as acusações que ferirem minha honra serão tratadas na Justiça”, prometeu Confúcio.

MOTO GIRL

 Atenção motociclistas apaixonados pelas duas rodas. A nossa presidente (a) Dilma Rousseff adora pegar um ventinho e sentir a liberdade. "Coloquei o capacete e saí andando de moto pelas ruas de Brasília." A revelação, com ares de felicidade, foi feita de forma absolutamente casual pela presidente (a) a um incrédulo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. "Eu também não acreditei na hora, mas, quando encontramos o Amaro no elevador, passei a acreditar", disse o ministro, ao perceber a reação dos repórteres à história. Lobão se referia ao chefe da Segurança Presidencial, general Marcos Antônio Amaro, com quem ele e Dilma esbarraram ao final da conversa. Dilma foi logo se gabando: "Nem ele ficou sabendo", disse, confiante de que sua escapada havia sido sigilosa.

CUBA LIBRE

Como tem gente idiota criticando a vinda de médicos cubanos para atender às áreas desservidas por médicos filhinhos de papai brasileiros. Que venham os cubanos, chineses e coreanos. Os brasileiros esquecidos pela saúde do Norte e Nordeste agradecem. “Ah, mas os cubanos não vão receber”, dizem alguns. Os cubanos fazem qualquer negócio para fugir da ilha de Fidel. Para eles, o Brasil é um paraíso. E é mesmo, só nós que não percebemos isso.

FORÇA DO POVO

No Rio de Janeiro, manifestações conseguiram que a Câmara dos Vereadores instalasse a CPI dos Ônibus, para investigar as concessões de linhas para a família ligada ao governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ). Mas, na composição, tinha mais vereadores ligados à Cabral do que oposicionistas. Resultado. Manifestantes conseguiram que a Justiça revogasse a CPI. Enquanto isso, em Rondônia, a população assiste pela televisão, no conforto de uma sala com ar condicionado, deputados estaduais serem acusados de corrupção sem nada fazer.

EM TEMPO

A Procuradoria Regional Eleitoral de Rondônia (PRE/RO) denunciou a deputada estadual Ana da Oito por falsificação de documento e corrupção passiva. Os fatos são referentes à campanha eleitoral de 2010, quando a deputada era candidata. Ana da Oito é acusada de financiamento de campanha eleitoral sem o devido registro na prestação de contas, em troca de promessa de nomeações, indicações, favorecimentos a empresas e entrega de parte da remuneração de seu gabinete, se eleita.

CENSURA PÚBLICA

O PT se resumiu a publicar sanção de censura pública aos acusados de corrupção, quebra de ética e indisciplina aos deputada Epifânia Barbosa, Roberto Sobrinho e Miriam Saldanha.

FRASE

“Ji-Paraná tem uma igreja em cada esquina e ainda assim tem gente passando fome. Os irmãos não estão repartindo o pão”. Do Facebook.

LOBBY EVANGÉLICO

O caso do pastor Marcos Pereira, acusado de estupro de fiéis da Assembleia de Deus dos Últimos Dias (ADUD), foi levado ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo por integrantes da bancada evangélica. A informação foi revelada pelo jornalista Lauro Jardim, em sua coluna na revista Veja. O pastor Marco Feliciano (PSC-SP) liderou o grupo de dezessete parlamentares formado por João Campos (PSDB-GO), Anthony Garotinho (PR-RJ), Roberto Lucena (PV-SP), Arolde de Oliveira (PSD-RJ), Jair Bolsonaro (PP-RJ), Pastor Eurico (PSB-PE), Francisco Floriano (PR-RJ), Adrian Mussi (PMDB-RJ, Alexandre Santos (PMDB-RJ), Washington Reis (PMDB-RJ), missionário José Olimpio (PP- SP), Leonardo Quintão (PMDB-MG), Zequinha Marinho (PSC-PA), Eduardo da Fonte (PP-PE), Costa Ferreira (PSC-MA), Fernando Jordão (PMDB-RJ) e Aureo Lídio Moreira Ribeiro (PRTB-RJ).

LOBBY EVANGÉLICO 2

O ministro Cardozo ouviu ainda um pedido dos deputados para que a investigação fosse conduzida na esfera federal, com o caso sendo entregue a autoridade policial que não sofresse influências. José Eduardo Cardozo se recusou a interferir.

LOBBY EVANGÉLICO 3

Às vésperas da cassação do irmão, deputado Natan Donadon, preso na penitenciária da Papuda, em Brasília, o ex-prefeito Melki Donadon (PTB-RO) procurou o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), para se queixar de que o deputado considerado ladrão transitado em julgado tem problemas de saúde (é asmático) e de relacionamento tenso na prisão, além de não se alimentar nem dormir direito. Acompanhado de Nilton Capixaba (PTB-RO) e de Jovair Arantes (PTB-GO), o irmão de Donadon se reuniu com Henrique Alves duas vezes. Henrique Alves ouviu o relato, mas deixou claro que não há nada a fazer. A cassação será votada no Plenário da Câmara na quarta (28). Melki Donadon cogitou pedir a transferência de Natan para Vilhena, em Rondônia, mas concluiu que seria ainda pior na delegacia de lá. (Com informações de Claudio Humberto, de Brasília).

COISA DE CINEMA

Por conta dos últimos acontecimentos envolvendo espiões, vazamentos de informações, companheiro de espião preso em Londres, espião que na verdade era uma espiã, o colunista que vos escreve resolveu fazer valer os meses de curso de roteirista e passou a escrever o roteiro de um filme de aventura à la 007: “O espião que me mamava”.

 

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS