Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Autor da frase 'propina não é desperdício, propina é investimento' tinha 25% das contas de empresa cujo proprietário foi assassinado e arma do crime encontrada na fazenda do ex-deputado
Complicado
O que já estava ruim, ficou ainda pior para o ex-deputado Valter Araújo. Nesta quarta-feira o ex-presidente da Assembleia de Rondônia foi indiciado como suposto mandante do assassinato do empresário Raimundo Antônio da Silva, em maio de 2009, seu sócio na empresa de vigilância Amazonforte. O empresário foi assassinado com três tiros na frente de casa, em Porto Velho. A arma do crime foi localizada na fazenda de Valter Araújo pela Polícia Federal.
O caso Amazonforte
Valter foi acusado de usar laranjas em negócios empresariais envolvendo a empresa Amazonforte Vigilância e Segurança Ltda, que prestava serviços ao Governo do Estado. O caso sobre os negócios nebulosos foi levantado casualmente no curso de um processo na 7ª Vara Cível de Porto Velho em que Valter Araújo tentou, sem sucesso, receber R$61.681,07da Amazonforte referentes ao suposto aluguel de um veículo VW Gol 1.0, ano 2005, cor Cinza, placa NCO-4342.
Na contestação
Veio a baila a questão dos laranjas. A própria empresa alegou que Valter ingressou na sociedade empresarial em 15 de setembro de 2005, quando adquiriu 50% das cotas da Amazonforte, anteriormente pertencentes a Jedson Rodrigues Lobo. Ou seja, por meio de laranjas, Valter seria sócio da própria empresa que ele mesmo processou para receber os valores referentes ao suposto aluguel do veículo.
A empresa afirmou
Que, quando da alteração contratual, Valter utilizou como laranjas seu irmão Wanderley Araújo Gonçalves e seu amigo José Miguel Saud Morheb (preso na Termópilas e autor da célebre frase ‘Propina não é desperdício, propina é investimento’), cada um com 25% das cotas. Alegou que em virtude da ingerência na empresa através desses “laranjas”, disponibilizou o veículo em litígio a fim de atender contrato firmado com a Infraero. Ressaltou que Valter não apresentou contrato de locação do referido veículo, razão pela qual o pedido inicial não devia ser acolhido.
O juiz
Asseverou que Valter busca o enriquecimento sem causa, bem como visa prejudicar o sócio Francisco Pereira Barbosa, em face das perdas das cotas da sociedade. Para o juiz Ilisir Bueno Rodrigues, que julgou improcedente a pretensão de Valter Araújo, o deputado “ não se desincumbiu a contento do ônus que lhe cabia, deixando de produzir qualquer prova no sentido de que houve a celebração do contrato de locação, bem como o pagamento das parcelas do financiamento do veículo alegado na inicial” . Quanto à acusação de uso de laranjas para ingresso do presidente da Assembléia na sociedade, o magistrado considerou o fato irrelevante para o caso específico. Valter ainda foi condenado a pagar as custas processuais e os honorários advocatícios da parte contrária, arbitrados em pouco mais de R$ 1 mil.
O crime
O empresário Raimundo Antonio da Silva Lima havia saído cedo de sua casa para ir a padaria. Ele foi seguido por dois homens que estavam em uma moto Falcon. O carona atirou e os tiros atingiram a cabeça da vítima, que morreu ao dar entrada no Pronto Socorro João Paulo II.
CSI
E a perícia fez um grande trabalho nesse caso. Eles recolheram os projetéis, arquivaram as ranhuras e aguardaram até que a arma utilizada no crime aparecesse. O revólver, calibre 38 foi encontrado na fazenda de Valter, na BR 364 sentido Guajará-Mirim,
Esse fato
Que até então não tinha vindo à público, compromete ainda mais a situação jurídica de Valter, que dificilmente deixará a cadeia nos próximos meses. E pelo jeito, mais coisas devem surgir nos próximos dias.
Registro
A Faculdade São Lucas através do curso de Fisioterapia realiza o Seminário de Prevenção do Câncer de Mama, prosseguindo as atividades que foram realizadas do Outubro Rosa. Este ano, será realizado no dia 14 de Novembro, sendo denominado como Quinta Rosa. O objetivo do Seminário é desenvolver debates sobre a importância da prevenção realizada pelo auto-exame, os cuidados durante o tratamento para os pacientes oncológicos como alimentação e métodos paliativos da quimioterapia e radioterapia, o pós-tratamento e a descoberta de uma nova mulher após o câncer. O evento é coordenando pela professora Ana Paula Fernandes, mestre da Faculdade, sendo desenvolvido pelos alunos do 5° ao 7° período do curso de Fisioterapia. A inscrição é 1 quilo de alimento não perecível que será doado para instituições.
Podcast
A garganta ainda não deu trégua, assim que resolver, voltaremos com o podcast. Obrigado a todos que cobram e aos que acessam.
Fale conosco
Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon.
Depressão é 2ª maior causa global de invalidez, diz estudo
A depressão é a segunda causa mais comum de invalidez em todo o mundo, atrás somente de dores nas costas, segundo um estudo recém-publicado. O estudo, publicado na revista científica PLOS Medicine, comparou a depressão clínica com mais de outras 200 doenças e lesões apontadas como causas de invalidez. Segundo os autores da pesquisa, a doença deve ser tratada como uma prioridade de saúde pública global. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, globalmente apenas uma pequena proporção dos pacientes com depressão tem acesso a tratamento. Apesar de ser globalmente classificada como segunda principal causa de invalidez, a depressão tem um impacto variado dependendo do país e da região. A incidência de depressão é maior em países como Afeganistão, Rússia e Turquia e menor em locais como Austrália, China, México, Japão e Grã-Bretanha. O Brasil e os países da América do Sul são classificados como nações de incidência média de depressão, assim como países como Estados Unidos, Índia, a maior parte da Europa e da África.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!