Assembleia estuda anular novas regras do IPVA

Assembleia estuda anular novas regras do IPVA

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O principal problema da alteração é que ela é válida já para esse ano, e a maioria dos proprietários de veículos não se programou financeiramente para as novas regras

Confusão

A vereadora Scheilla Freitas, de Pimenta Bueno, arrumou uma polêmica na cidade ao apresentar um projeto de lei que proíbe a venda e o consumo, por menores, do narguilé, que se tornou uma febre  nas rodas de amigos, em sua maioria jovens entre 14 e 25 anos, segundo apontou pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS). O assunto, claro, causa controvérsias na cidade e esquentou o debate. Apesar de alguns acharem que a “vereadora não tem o que fazer”, ela está coberta de razão ao querer proibir a venda e o consumo por menores na cidade.

Potencializando

Os efeitos à saúde causados pelo fumo do tabaco são largamente conhecidos e se aplicam também ao uso do narguilé, contrariando a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo à saúde . Recentes estudos, inclusive, indicam que seu uso pode ser ainda pior para a saúde do que o cigarro. Além do mais, a Organização Mundial de Saúde alerta que a fumaça do narguilé contém inúmeras toxinas que podem causar câncer de pulmão, doenças cardíacas entre outras. E que, em uma sessão de narguilé – que pode durar de vinte minutos a uma hora – a quantidade de fumaça inalada corresponde a mesma ao se fumar 100 cigarros comuns.

Em Rondônia

Principalmente nas cidades do interior, o consumo aumentou absurdamente. Nos finais de tarde vêem-se jovens nas calçadas em frente a suas casas fumando narguilé como se estivessem tomando chimarrão. O fumo utilizado é aromático, que induz o consumo principalmente entre os mais jovens. É um caso de saúde pública e seria bom que os demais municípios adotassem postura semelhante.

Olha essa

O governo havia enviado em 2012, em regime de urgência o Projeto de Lei Complementar 080/12, que alterou e acrescentou dispositivos às leis complementares 338 e 432, que tratam da aposentadoria especial dos servidores da Polícia Civil. As alterações foram aprovadas na época por unanimidade e sancionada pelo governador Confúcio Moura.

Só que

O próprio governador propôs no Supremo Tribunal Federal uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), alegando que a lei, encaminhada por ele, é inconstitucional. As entidades que representam os policiais civis (Sindepro, Sinsepol e Sinpec) emitiram nota de repúdio a ação do governo do estado. Afirmam que isso foi uma traição, pois a proposta feita pelo governador foi apresentada como forma de acabar com a greve geral que ocorria naquele período. “Se vê uma total falta de respeito com a categoria da polícia civil”, disseram na nota.

Para a galera

Na verdade  não tem nenhuma novidade nesse tipo de ação por parte do governo, que não vem cumprindo nenhum dos compromissos assumidos durante nem após a campanha eleitoral, nem após as greves. A estratégia é simples, joga para a galera para acalmar e depois aciona judicialmente. Pode aguardar, eles vão dizer que “o Estado é obrigado a recorrer”. E não é.

Podcast

Ouça a coluna:

____ http://www49.zippyshare.com/v/14813798/file.html _____

Bancários

E o sistema financeiro está parado. Bancários em greve e o caos para pagamento de contas. Os caixas eletrônicos limitam valores para pagamentos ou quantidade de boletos. Com isso, a vida do brasileiro vira um inferno. Pior que nem dá para reclamar dos bancários. Com um piso salarial de pouco mais de R$ 1.400 eles trabalham quase em regime de escravidão, enquanto os banqueiros entopem os bolsos com dinheiro.

Processo

O deputado Hermínio Coelho declarou nesta sexta-feira que vai acionar judicialmente o secretário de Defesa, Marcelo Bessa e os responsáveis pela Operação Apocalipse, “só não vou entrar com uma ação contra o Estado porque ele está quebrado e não quero dinheiro que poderia ser usado na saúde e educação como pagamento pelas falhas de servidores públicos sem noção”, declarou o presidente da Assembleia.

Cortes

E Herminio Coelho afirmou que pretende reduzir o orçamento do Legislativo em cerca de 30 por cento, o que vai representar cerca de R$ 50 milhões. O dinheiro, segundo ele, será dado aos municípios, “eu ainda vou colocar mais dois milhões, assim vamos poder atender todas as 52 cidades”, afirmou.

E o IPVA?

A Assembleia Legislativa está estudando uma forma de barrar a normativa do governo que alterou as regras para o pagamento do Imposto Sobre Veículos Automotores (IPVA) que pegou todos de surpresa. O principal problema da alteração é que ela é válida já para esse ano, e a maioria dos proprietários de veículos não se programou financeiramente para as novas regras. Para piorar a situação, o site da Secretaria de Finanças vive dando problema.

Fechando

Já faz parte do Anuário Advogados de Rondônia? Acesse www.painelpolitico.com e veja os detalhes. Já está em fase de fechamento.

Gargalo

O vereador Alan Queiroz em audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal, defendeu a reforma urbana da cidade de Porto Velho. “Precisamos repensar a política urbana, principalmente pelo crescimento desordenado da capital, para que possamos proporcionar um maior e melhor uso de espaços ociosos. Alan Queiroz explica ainda que a reforma urbana é uma política de planejamento social elaborada a fim de democratizar o direito à cidade. “Sua plataforma de ação se faz no sentido de readequar o espaço das cidades que não é utilizado ou que é utilizado de forma precária e, nesses locais, proporcionar a construção de moradias ou de espaços sociais públicos, que teriam a função de atender demandas como lazer, cultura, saúde, educação e outros”.

Na verdade

Passou da hora de se fazer uma reforma em Porto Velho. Existem milhares de terrenos baldios, ruas estreitas, construções totalmente irregulares e centenas de outros problemas de mobilidade urbana. A Câmara e a prefeitura precisam também estarem atentos a outra margem do Rio Madeira. Quando a ponte do bairro da Balsa estiver pronta, corre o risco de termos uma explosão demográfica naque região e o crescimento desordenado mais uma vez. Se planejar, a coisa pode funcionar.

Fale conosco

Pelos telefones (69) 3225-9979 ou 9363-1909. Também estamos no Facebook.com/painel.político e no Twitter (@painelpolitico). Caso prefira, envie correspondência para Rua da Platina, 4326, Conjunto Marechal Rondon.

Cientistas identificam gene que pode levar a novos tratamentos contra a Aids

Uma equipe de pesquisadores do King’s College London conseguiu, pela primeira vez, identificar um novo gene que pode prevenir que o HIV se espalhe depois de entrar no organismo. Publicado na revista “Nature”, o estudo é o primeiro a identificar o papel do gene MX2 em humanos na inibição do vírus causador da Aids. Pesquisadores dizem que o gene poderia ser um novo alvo para tratamentos menos tóxicos e mais efetivos, em que o próprio sistema de defesa do corpo seria mobilizado contra o vírus. Cientistas realizaram experimentos em laboratório com células humanas, introduzindo o vírus em duas linhas celulares diferentes e observaram os efeitos. Numa linha celular, o gene MX2 foi “ligado”, enquanto que na outra, “silenciado”. Eles perceberam que nas células em que o MX2 foi silenciado, o vírus se replicou e se espalhou. Nas outras, o vírus não foi capaz de se replicar e novos vírus não foram produzidos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS