Apartamento de Mangabeira vai parar na Veja

Apartamento de Mangabeira vai parar na Veja

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Veja essa

Na edição da revista Veja desta semana, uma nota na coluna Política & Cia, de Ricardo Setti, sobre a locação do apartamento do governo para o membro do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Rondônia, professor Mangabeira Unger. A nota vem causando uma tremenda dor de cabeça ao governador, que não queria em hipótese alguma que seu guru saísse enlameado com a tal Apocalipse. Não deu certo.

Apartamento 1103

Aliás, se arrependimento matasse, Confúcio estaria morto só por causa do tal apartamento, que vem causando uma confusão dos diabos desde que veio à tona a tal locação. É quase certo que o governador não sabia bem onde estava se metendo, mas o problema é que ele assinou pessoalmente o tal contrato de locação. Ele pode até alegar que não sabia que Alberto Siqueira era o “Beto Baba”, mas se não o avisaram, ele deveria demitir a turma que fez o induziu a tamanha barbeiragem.

Ninho

E era exatamente no imóvel que deveria ficar à disposição de Mangabeira, que o casal clandestino se encontrava em tardes e noites quentes de um amor bandido.

Mais um

A destruição de reputações da Apocalipse fez mais uma vítima, trata-se de Ricardo Sá, atual diretor do Porto de Porto Velho. Seu nome apareceu no depoimento de Eliane Montes, falecida esposa do vereador Jair Montes (PTC), que continua preso. Segundo o depoimento, Ricardo que foi o primeiro chefe da Casa Civil de Confúcio Moura, receberia uma propina de R$ 20 mil/mês, referentes a contratos de alimentação.

Na fogueira

Confúcio não teria gostado nada dessa história e já mandou recado, se a coisa apertar, ele não vai segurar Ricardo.

Avalanche

E alguns delegados que trabalharam na operação Apocalipse vão enfrentar problemas com a justiça em breve. Uma avalanche de ações criminais e cíveis estão sendo preparadas e os advogados não vão entrar contra o Estado, mas contra os delegados. Os defensores alegam que existem falhas gritantes na operação, juridicamente falando, e os responsáveis pelas conduções das investigações vão responder individualmente.

Precedentes

Delegados e agentes de polícia já foram condenados no passado recente por atuarem em investigações a mando do ex-governador e atual senador Ivo Cassol. Mas o italiano segurou as pontas, resta saber se Confúcio fará o mesmo. Dizer que não sabia da operação não cola mais, já que o próprio Ministério Público, em nota, informou que o governador havia “conversado abertamente sobre as investigações”.

Falando em Cassol

Apesar de alardear que é candidato em 2014 e vai ter Carlos Magno como vice, ele sabe bem que a coisa não é assim. Ele pode até ser candidato, mas antes tem que combinar com o judiciário. Se as eleições fossem hoje, ele não poderia disputar. Nem Carlos Magno.

De Ouro Preto

O nome do prefeito de Ouro Preto Alex Testoni apareceu na imprensa como “fechado com Confúcio Moura para a reeleição”. Em contato com a coluna nesta segunda-feira, Testoni afirmou que “não tem nada certo”. Ele disse ser grato pelo fato do governo estar ajudando seu município, assim como muitos outros, mas não passa disso. Sobre 2014, Alex informa, “deixa chegar mais perto”.

No interior

Na estrada durante a semana que passou, pude conversar e ouvir muita gente sobre a operação Apocalipse e suas repercussões. Do sul ao norte de Rondônia só se fala sobre a furada em que Confúcio se meteu. As pessoas mais simples, de uma forma geral, criticam fortemente o governo, principalmente quando o assunto chega na prisão do filho de Hermínio Coelho.

Injustiçado

No imaginário popular, o deputado foi injustamente acusado e envolvido em uma trama governista para calar o principal crítico da administração. Se a polícia está certa ou errada não interessa para as pessoas. Na dúvida, quando questionados, muitos se colocam a favor de Hermínio. E essa constatação pode ser feita aqui mesmo em Porto Velho. Experimente dar uma volta no mercado e nas feiras e puxa um dedo de prosa com qualquer um, o resultado é mesmo. Resta saber como isso vai refletir nas urnas em 2014.

Discernimento

E as pessoas com as quais conversei, de idades, condições sociais variadas e até mesmo as mais simples, diferem muito bem a questão dos crimes que estão sendo investigados e a chamada “parte política” da operação.

Subindo

E a Operação Apocalipse chegou a Brasília. O Conselho Nacional de Justiça foi acionado e as coisas devem esquentar nas próximas semanas. É esperar para ver.

Estradas

E várias rodovias de Rondônia, de responsabilidade do Estado, estão em péssimo estado de conservação. Uma delas é a que liga Ji-Paraná a Nova Londrina, a coisa está séria. Também ruim está a 429, que liga a BR 364 a Costa Marques. A rodovia, federal, foi asfaltada há pouco tempo e já está em manutenção. Asfalto da pior qualidade. A estrada tem um tráfego relativamente baixo em comparação a 364, mas já está toda deteriorada.

Fale conosco

Contatos com a coluna podem ser feito pelos telefones (69) 3225-9979 / 9363-1909, ou ainda pelo e-mailalan.alex@gmail.com. No Facebook.com/painel.politico, noTwitter.com/painelpolitico,Facebook.com/alan.alex.pvh ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.

Cientistas buscam detectar mal de Alzheimer em exame de sangue

Pesquisadores da Universidade de Saarland, na Alemanha, desenvolvem uma técnica que promete, por meio de uma simples coleta de sangue, diagnosticar precocemente a mal de Alzheimer. A doença degenerativa do sistema nervoso provoca danos permanentes, portanto, quanto antes ocorrer a detecção da enfermidade, melhor se consegue retardar o avanço dos sintomas. A técnica, publicada na revista científica “Genome Biology”, mostra que há fragmentos de material genético dispersos na corrente sanguínea que são típicos de quem desenvolve Alzheimer, mesmo antes de começar a manifestar os sintomas de demência. Atualmente, não existe um teste único de diagnóstico definitivo da doença. Médicos dependem de testes de cognição e de varreduras por exames de imagem no cérebro para fechar um resultado. O teste foi preciso de 93% das vezes em 202 amostras de sangue colhidas de 70 pacientes, 48 deles com a doença. A equipe da Universidade de Saarland analisou 140 traços de RNA encontrados no sangue em pacientes com doença de Alzheimer e em pessoas saudáveis. Desses 140 traços, os cientistas encontraram 12 que são encontrados em quantidade muito acima do normal entre os pacientes do grupo que têm Alzheimer. É esta dúzia de pistas que são buscadas no exame de sangue. Mas os pesquisadores ponderam que, apesar dos 93% de acerto, é preciso melhorar a técnica para que os diagnósticos sejam considerados seguros.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS