Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Mais greve
Servidores da Saúde estão sinalizando com uma greve. A categoria está cobrando o sindicato e como não obtém nenhuma resposta do Governo ameaça com paralisação “É uma situação insustentável”, comentou Caio Marin, presidente do Sindsaúde ao chefe da Casa Civil. A pauta de reivindicação da saúde é a mesma que vem sendo negociada com o Governo desde o início da administração e já aprovada pelo Conselho Estadual de Saúde. A nomeação imediata da Comissão Permanente de Negociação dos Trabalhadores do SUS, revisão do PCCR, pagamento do retroativo do realinhamento na folha de junho, atualização da progressão funcional para a folha de pagamento do próximo mês, pagamento de insalubridade e ainda a reintegração de alguns servidores demitidos no Governo Bianco.
Se isso ocorrer
Engrossam o cordão dos insatisfeitos, junto com agentes penitenciários, policiais civis, servidores do Judiciário e profissionais da educação. Preocupado com a possível greve, o Governo já marcou para esta quarta-feira (29), as 10 horas, uma reunião com a Comissão Permanente de Negociação do Governo para a discussão de todos os itens de pauta dos servidores da Saúde.
Portanto
Se não houver um consenso, o Estado vai entrar em um redemoinho caótico. A situação já está muito complicada para o governo, que não conseguiu, em pouco mais de dois anos e meio encontrar um rumo. Confúcio mantém o discurso que “em Ariquemes também foi assim, só realizamos no último ano do mandato”. Só que em Ariquemes a proporção é bem menor e ele não passou por tamanho desgaste como esse do governo.
Viadutos já!
Os vereadores Alan Queiroz e Everaldo Fogaça deram início ao movimento “Chega de enrolação, viadutos já!” e nesta terça-feira, 28, realizaram uma grande manifestação que reuniu os demais vereadores, empresários e população em geral no Trevo do Roque. Eles elaboraram um cronograma que inclui visitas aos órgãos fiscalizadores como Tribunal de Contas, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União.
Quebra
Os vereadores de Porto Velho estiveram em Brasília em fevereiro quando se reuniram com a direção do DNIT cobrando uma solução para os viadutos. Na época o DNIT informou que “resolveria a questão”, mas já se passaram três meses e a coisa está exatamente igual, ou pior, já que a buraqueira e a lama tomaram conta das ruas laterais. Os empresários da região estão desesperançosos com a situação que se arrasta há anos. O ex-prefeito Roberto Sobrinho chegou a ser tema de reportagem no programa CQC da Rede Bandeirantes por causa daqueles viadutos e absolutamente nada mudou.
Falando em Roberto
Ele deu uma sumida geral, tanto da mídia quanto da cidade. Ninguém tem visto o ex-prefeito por ai.
Decidido
Apesar da polêmica em torno de sua superexposição, o empresário Kazan Roriz parece estar decidido a levar adiante seu projeto de ser governador de Rondônia. Presidente estadual do Partido Ecológico Nacional (PEN) vem organizando a legenda em todo o Estado e tem se reunido com lideranças diversas, tratando de vários assuntos. Nesta terça-feira, sua assessoria divulgou nota informando sobre uma situação na Sociedade Pestalozzi. A denúncia, segundo Kazan, partiu de uma mãe que denunciou falhas no funcionamento da Pestalozzi de Porto Velho, como a falta de assistência por parte dos profissionais e o fim do projeto de estimulação precoce, essencial para o programa de inclusão. A queixa foi apresentada ao presidente do PEN pela artesã Imoni Braz que tem uma filha de 5 anos, que segundo especialistas têm deleção no 4 Q 35 (deleção no cromossomo 4, com especto autista) e necessita dos serviços clínicos da entidade.
Aliás
Pessoas que tem filhos com doenças complexas sofrem pela falta de interesse de laboratórios e da indústria farmacêutica que não investe em pesquisas devido a pequena quantidade de “clientes”.
Voltando
De acordo com a mãe da pequena Juliana a Pestalozzi de Porto Velho encaminhou a filha para a Faculdade São Lucas a fim de receber assistência de fonoaudiólogo, alegando não ter estrutura para atendimento. “Como? se na São Lucas o espaço é bem menor e atende uma demanda bem maior? Ano passado o Instituto da Criança em São Paulo elogiou o trabalho da Pestalozzi ao perceber o desenvolvimento de minha filha, e agora sem o acompanhamento só tende a regredir. Assim como eu, outras mães sofrem com a falta de assistência. Já estamos no meio do ano e nenhum projeto está sendo desenvolvido”, reclamou.
Fechando o cerco
O senador Aécio Neves (MG) anunciou nesta terça-feira que a oposição, acusada “levianamente” de ter difundido boatos na confusão do Bolsa Família, não se dará por satisfeita com as desculpas embaraçadas do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda. Ele exigiu que a presidente Dilma Rousseff, que qualificou os boatos de “criminosos e desumanos”, convoque uma cadeia de rádio de televisão para também pedir desculpas à Nação. Aécio também informou que o PSDB e o DEM estão recorrendo ao Ministério Público e ao Banco Central para participar das investigações sobre as ações da CEF que estão em andamento pela Polícia Federal, mas ainda sem um eixo consistente. O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), chamou a confusão de versões do presidente Jorge Hereda e do governo de “autêntica pataquada”. — É uma comédia de erros. O que aconteceu foi um verdadeiro bullying com milhares de beneficiários do Bolsa Família. Agora querem remeter a culpa sabe-se lá a quem — disse Aloysio. As informações são do jornal O Globo.
PC do B
As executivas municipal e estadual do PC do B convidaram o deputado estadual Hermínio Coelho para se filiar ao partido visando às eleições de 2014. Segundo a legenda, a ida do deputado fortalecerá o partido para as eleições nos 52 municípios de Rondônia e uma grande possibilidade de disputa majoritária no Estado. Durante o convite estavam presentes, a presidente do diretório municipal Clotilde Brito, dos vereadores do partido Ellis Regina e Claudio da Padaria, dos dirigentes Francisco Batista (Pantera) e Rafael Claros e dos militantes Paulo Mariano e Nilton Romualdo. Após ouvir a proposta Hermínio Coelho se disse feliz com o convite. “Fico feliz em saber que existe partidos que acreditam na minha proposta. Hoje eu não tenho compromisso nenhum com o PSD, pois fui eleito pelo PT e não por ele, e já ganhei na justiça o direito do meu mandato. Por isso vou estudar a proposta e acredito que o partido tem muito a ver com que eu penso de política séria para nosso povo”, finalizou.
Ou seja
Existe uma possibilidade real disso acontecer e Hermínio migrar para a legenda. Com origens sindicais, a ida de Hermínio para o PC do B é mais compatível com seu DNA de esquerda que o PSD, claramente de direita. Se ele vai topar é outra história, mas a resposta deve ser dada logo.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook.com/painel.politico, no Twitter.com/painelpolitico, Facebook.com/alan.alex.pvh ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Nascidos por cesárea são 83% mais propensos a ter sobrepeso
Bebês nascidos por cesariana têm quase duas vezes mais risco de se tornarem crianças e adolescentes obesos, de acordo com um novo estudo. Depois de examinar os registros de mais de 10 mil crianças britânicas, os pesquisadores descobriram que crianças de 11 anos que haviam nascido por cesárea eram 83% mais propensos a ter excesso de peso em comparação às crianças que nasceram por parto normal. Os resultados do estudo, divulgado pelo jornal Daily Mail, confirmam pesquisas anteriores que também indicaram uma ligação entre cesarianas e obesidade infantil. Os investigadores acreditam que durante o parto normal os bebês são expostos a bactérias que ajudam a regular o metabolismo posteriormente. A pesquisa sugere que a epidemia atual de obesidade poderia ter sido impulsionada em parte pelo aumento da taxa de cesarianas. Na Inglaterra, por exemplo, um a cada quatro nascimentos são por meio desse tipo de parto, totalizando mais de 160 mil por ano.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!