Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Violência
Casos de violência contra a mulher voltam a ser manchete nos informativos de Rondônia. Dois brutais assassinatos cometidos por ex-parceiros das vítimas, chocam a população. Pior que esse tipo de crime é aquele que só pode ser evitado se a pessoa tiver equilíbrio, o que parece andar faltando, e muito, para alguns homens em Porto Velho. O caso mais bizarro foi o do bacharel em Direito Antonio Clemilson Portela Nascimento matou, no último dia 20, sua ex-esposa Quele Ramos Portela, desaparecida no último dia 20/04. com quem dividia a casa no bairro Teixeirão. Após assassinar a ex-companheira, ele enterrou o corpo nos fundos do quintal.
Desaparecida
O caso vinha sendo tratado como desaparecimento, até que familiares da mulher pressionaram o sujeito e ele confessou te-la matado. Ele disse que a esfaqueou duas vezes após uma discussão e enterrou o corpo no quintal. Apresentou-se na Delegacia de Homicídios acompanhado por um advogado. Deve responder em liberdade.
Outra
Wisley Ribeiro Lima, de 18 anos foi morto pelo ex-namorado de sua namorada na porta do colégio Padre Mario Castagna, no bairro Tucumanzal. A moça, de 15 anos, que estava com ele no momento do crime, foi espancada pelo ex-namorado e por amigos que o acompanhavam. Wisley foi morto com um tiro.
Em Ouro Preto
Um homem de 49 anos foi preso na madrugada da última terça-feira (23) após atacar sua esposa de 52 anos, e o enteado, de 28 anos, que é deficiente mental. Ele só cessou os ataques quando foi acertado com uma paulada na cabeça pelo enteado.
Esses casos
Que não tem nenhuma relação entre eles, revelam um fator em comum, a certeza da impunidade. Para se ter uma ideia, passados mais de 3 meses do assassinato de Naiara Carine, a jovem que foi assassinada com mais de 20 facadas em Porto Velho, ninguém foi preso. Em outro crime, o assassino confesso da jovem Raíssa Lopes (15 anos), Alexcsandro Castelo Branco, está solto. Ele assassinou a ex-namorada com um tiro em um ponto de ônibus no meio da rua, por volta do meio-dia. Aguarda o julgamento em liberdade. Se condenado, não deverá passar sequer 8 anos preso. E a vida segue. Ao menos para os agressores e assassinos.
À venda
A Odebrecht que presta serviços para a Santo Antônio Energia está vendendo uma série de equipamentos, veículos e máquinas pesadas que trabalhavam na obra da usina. Os veículos de empresas terceirizadas foram revisados e também estão à venda. Entre os equipamentos, destaca-se uma frota de caminhões-caçamba, de mais ou menos 50 a 60, com adesivos da empresa V.R. Madeira, cujo sócio é o “empresário-ex prefeito” Roberto Eduardo Sobrinho.
Interessante
Levar em consideração que o ex-prefeito alega “ter um contrato pequeno” e que isso “não é crime”. Mas alguém poderia explicar como, uma empresa recém-criada, com um capital social baixo, consegue comprar uma frota de caminhões financiada pelo banco? Arrancar dinheiro de um banco privado, só dá certo se o cliente tiver um bom fluxo de caixa ou dê garantias reais de pagamento. Sei não, mas acho que o Roberto poderia dar consultoria empresarial. Mas isso se chama “mágica petista”. O filho do ex-presidente Lula, o “Lulinha” também é um gênio das finanças.
Olha essa
Veio à tona que a empresa Kawau Comércio, Serviços e Construções LTDA-ME, CNPJ 10.649.678/0001-53, que está metida até o pescoço nos rolos da Emdur tem fortes ligações com o ex-presidente da Câmara, Eduardo Rodrigues. As investigações estão avançando e chamou a atenção o fato da referida empresa ter aparecido exatamente quando a Câmara precisou fazer uma reforma elétrica. A Kawal venceu a licitação de R$ 149 mil e depois passou a trabalhar prestando serviços para a EMDUR. Em breve toda a movimentação das empresas que prestavam serviços na EMDUR devem aparecer, inclusive a que fazia a alegria natalina de algumas pessoas próximas ao ex-prefeito. A Kawal mudou de nome, agora se chama Tecnowatt.
Articulações
Jaqueline Cassol, irmã do senador Ivo Cassol, assumiu a presidência do PR em Rondônia. E Cassol comemorou o fato porque conseguiu tomar a legenda que era parceira do tucano Expedito Júnior. O próprio Expedito afirmou que “pela primeira vez o Ivo ganhou de mim em alguma coisa”, mas levou na esportiva. Presidia o PR o ex-prefeito de Alvorada do Oeste, Laerte Gomes.
Com isso
Cassol começa a pavimentar a candidatura de Jaqueline para 2014. Se ela optasse por ser candidata a uma vaga na Assembleia, tem grandes chances de ser eleita sem muita dificuldade. Se optar pelo governo, pode angariar os votos dos insatisfeitos com Confúcio, o que dá uma fila bem grande. Jaqueline é competente como gestora e é bem mais polida que seu irmão senador. Parece que ela entrou naquela fila que o Ivo não foi, a da simpatia e do jogo de cintura.
Em Mirante da Serra
Uma equipe do Ministério Público esteve na Câmara Municipal no último dia 11. Os promotores entraram no local por volta das 8 da manhã e saíram às 21 horas. De cara descobriram uma série de irregularidades no pagamento de diárias, até uma viagem que foi feita para a Capital, pelo presidente da Câmara Fábio Dias com sua esposa, Vilma Dias. Tudo devidamente pago pela municipalidade.
“Complemento”
Ministério Público e Tribunal de Contas andam observando com lupa essas “viagens” feitas pelos vereadores. Promotores e técnicos ficam surpresos com a quantidade de compromissos que os edis de alguns municípios tem em outras cidades. A coisa anda tão séria que existe uma desconfiança, que já é quase uma certeza, que essas diárias estão sendo pagas como um complemento para melhorar o salário dos vereadores, que cá entre nós, é altissimo para os padrões de alguns municípios.
O que era ruim...
O pessoal despejado pela justiça que está acampado em frente a prefeitura encontra-se numa situação calamitosa e preocupante. Sem condições adequadas de higiene, sem comida, acampados em barracas improvisadas de lona plástica, enfim, um cenário desolador.
Ficou pior
Para complicar ainda mais a vida deles, nesta sexta-feira a Eletrobrás (antiga Ceron) esteve no local e desligou todas as gambiarras elétricas que haviam sido feitas para garantir o funcionamento de ventiladores, televisores e equipamentos diversos. Agora a coisa ficou realmente complicada.
Para Gilmar Mendes ‘Executivo ameaça funcionalidade do Congresso’
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira que o Executivo “ameaça a funcionalidade” do Congresso Nacional. Gilmar ressaltou, em São Paulo, que não é o Poder Judiciário que interfere de maneira equivocada no Congresso, como reclamou o presidente do Senado, Renan Calheiros. Ele criticou o excesso de medidas provisórias editadas pelo governo. Gilmar também não descartou, nesta sexta-feira, a possibilidade de rever decisão liminar em que suspendeu, nesta semana, o andamento no Senado de um projeto que cria restrições a novos partidos. O Senado apresentou um agravo regimental pedindo ao próprio ministro que reconsidere sua decisão, sob argumento de que ela abala a democracia. — É sempre possível (rever). O recurso existe e eu vou examinar — disse ele, sem entrar no mérito. Caso o ministro não aceite, o recurso segue para o plenário. O ministro considerou “normais” as críticas à sua decisão feitas pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que disse que o STF cometeu excessos ao congelar a tramitação do projeto. Mendes lembrou que foi um senador que procurou o Supremo para suspender o andamento do projeto e disse que a Corte “não saiu catando uma questão para decidi-la”. As informações são do jornal O Globo.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook.com/painel.politico, no Twitter.com/painelpolitico, Facebook.com/alan.alex.pvh ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Cientistas confirmam que novo vírus da gripe aviária foi transmitido por aves
Cientistas chineses confirmaram que um novo tipo de gripe aviária, que matou até esta quinta-feira 23 pessoas na China, foi transmitida aos humanos por aves. Num estudo publicado online no periódico “Lancet Medical”, os pesquisadores confirmam declarações anteriores da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de autoridades chinesas de que ainda não há evidências de contaminação do vírus de homem para homem. O vírus H7N9 infectou 109 pessoas na China desde que foi detectada pela primeira vez, em março. A OMS alertou, nesta quarta-feira, que esta cepa “é uma das mais letais” de vírus de gripe e é transmitida mais facilmente do que o H5N1, que matou centenas no mundo desde 2003. Kwok-Yung Yuen, da Universidade de Hong Kong, que coordenou o estudo, disse que suas conclusões mostram que os frangos em mercados de aves foram uma fonte de infecções e alertou para a necessidade de controlar a doença nestes locais. - Uma intervenção agressiva para bloquear outras transmissões de animais para pessoas em mercados de aves vivas deveria ser considerado - disse ao Lancet. Ele acrescentou que podem ser necessárias medidas como o fechamento temporário destes mercados e um programa abrangente de vigilância, abate, biossegurança e separação de espécies “para prevenir que a evolução do vírus leve a uma epidemia”. A descoberta de Yuen não significa que todos os casos de infecção humana pelo H7N9 vêm de aves, mas ele confirma as galinhas como uma fonte.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!