CRIMES: Indígenas denunciam desmatamento de invasores em território Karipuna

De acordo com liderança, área foi desmatada para criação de gado e plantio de grandes lavouras

CRIMES: Indígenas denunciam desmatamento de invasores em território Karipuna

Foto: Arquivo Pessoal

Dentro da Terra Indígena (TI) Karipuna, em Rondônia, foi descoberta uma clareira que não é natural, mas sim resultado do desmatamento realizado por madeireiros e grileiros.

 

Segundo uma liderança do povo Karipuna, esses invasores têm a intenção de criar pastagens para gado ou realizar plantações dentro da área protegida, que foi homologada como território indígena na década de 90.

 

A descoberta da clareira foi feita recentemente pelos próprios indígenas, que utilizam equipamentos de monitoramento para acompanhar o território. Essa área desmatada, conhecida como Igarapé Fortaleza, está localizada cerca de 3 km além da fronteira do território.

 

O desmatamento nessa região está causando danos ambientais significativos e afetando diretamente a subsistência dos indígenas, que dependem das plantações de castanha e açaí. Além disso, os invasores estão prejudicando a fauna, a flora e os recursos hídricos dentro da TI Karipuna.

 

 

Os Karipunas também enfrentam o medo de conflitos, pois a presença dos invasores está próxima das rotas que os indígenas utilizam para se deslocar até a cidade.

 

Além disso, eles estão cercados por crimes como desmatamento, pesca ilegal e extração ilegal de madeira, o que causa impactos ambientais, sociais e psicológicos.

 

Para lidar com essa situação, os Karipunas estão solicitando a remoção dos invasores e a realização de fiscalizações regulares dentro do território para coibir esses crimes.

 

 

Respostas

 

A Funai diz que “tem conduzido ações de proteção territorial e fiscalização com o apoio de várias entidades, como a Polícia Militar Ambiental, a Polícia Federal e o Ibama. Serrarias próximas à Terra Indígena foram fechadas durante essas operações”.

 

O Ministério dos Povos Indígenas afirma que “está priorizando a questão das invasões em territórios indígenas, incluindo a TI Karipuna, e está elaborando um cronograma de desintrusão para garantir a segurança dos indígenas dentro de seus territórios”.

 

O Governo de Rondônia informou que “também está contribuindo, subsidiariamente, para as fiscalizações quando solicitado, apesar de a TI Karipuna ser uma área de responsabilidade da União”.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS