BOMBANDO: Produção de café cresce quase 10% em Rondônia, destaca Conab

Total deve chegar a mais de 3 milhões de sacas

BOMBANDO: Produção de café cresce quase 10% em Rondônia, destaca Conab

Foto: Divulgação/Embrapa

O cultivo de café em Rondônia está apresentando um crescimento notável em 2023. Até o final de agosto, mais de 95% da colheita já estava concluída, e a safra estimada para este ano ultrapassa 3 milhões de sacas.

 

Esse número representa um aumento de 8,6% em comparação com a colheita de 2022. Essas informações foram divulgadas no 3º levantamento da cultura pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na semana passada.

 

A área total dedicada à cafeicultura no estado de Rondônia em 2023, incluindo as variedades arábica e conilon, abrange 66 mil hectares, dos quais 60 mil estão em produção, refletindo um crescimento de 6,7% em relação ao ano anterior. Os 5,8 mil hectares restantes estão em fase de formação, com uma redução de 6,9%.

 

País

 

No contexto nacional, o Brasil também registrou um aumento na área dedicada à cafeicultura em 2023, com um total de 2,24 milhões de hectares destinados ao cultivo de arábica e conilon. Destes, 1,88 milhão de hectares estão em produção, e 362,5 mil hectares estão em formação.

 

Embora seja considerado um ano de produção relativamente baixa para o café, essa safra em 2023 é a terceira maior já colhida no país, ficando atrás apenas das safras de 2018 e 2020, ambos anos de bienalidade positiva.

 

Foto: Divulgação/Emater

 

Vendas para exterior

 

Quanto às exportações, no período de janeiro a agosto deste ano, o Brasil enviou para o exterior um total de 22,9 milhões de sacas de 60 kg, de acordo com dados consolidados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

 

Isso representa uma redução de 10,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse desempenho negativo em 2023 foi influenciado pela restrição dos estoques nos primeiros meses da temporada, devido às safras com produção limitada em 2021 e 2022.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS