OBRIGAÇÃO: Prazo de entrega da declaração do ITR é até 29 de setembro

Pessoas físicas e jurídicas que tenham propriedade ou posse de imóveis rurais devem apresentar documento

OBRIGAÇÃO: Prazo de entrega da declaração do ITR é até 29 de setembro

Foto: Site Alerta Buritis

O Programa de Modernização e Governanças de Fazendas Municipais, e Desenvolvimento Econômico-Sustentável de Rondônia (Profaz), ação de governança multinível sediada no Tribunal de Contas (TCE-RO), alerta que o prazo de entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural (DITR) de 2023 vence no dia 29 de setembro, às 23h59min59 (horário de Brasília ou 22h59 em Rondônia).

 

Segundo o coordenador-geral do Profaz, conselheiro-substituto Francisco Junior, estão obrigados a apresentar a DITR de 2023 todas as pessoas físicas e jurídicas de direito privado, que tenham a propriedade ou a posse de imóveis rurais a qualquer título que não se enquadrem nas condições de imunidade ou isenção.

 

Não estão obrigados a apresentar a DITR a União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal, suas autarquias e fundações, as instituições de educação e as entidades assistenciais sem fins lucrativos, bem como aqueles que tenham a propriedade ou a posse a qualquer titulo das chamadas pequenas glebas rurais.

 

Também estão isentos da entrega da declaração os contribuintes cujos imóveis rurais oficialmente reconhecidos como áreas ocupadas por remanescentes de comunidades de quilombos que estejam sob a ocupação direta e sejam explorados, individual ou coletivamente, pelos membros dessas comunidades.

 

A DITR deve ser elaborada no computador por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD) do ITR do exercício de 2023, disponível no site da Receita Federal (RFB) na internet, no endereço <https://www.gov.br/receitafederal>, conforme a Instrução Normativa RFB nº 2151, de 11/07/2023.

 

Pagamento

 

O imposto apurado pode ser pago em quota única até o dia 29/9/2023 ou parcelado em até quatro quotas, desde que não inferior a R$ 50,00, vencendo a primeira também no dia 29/09/2023, e as demais até o último dia útil dos meses de outubro, novembro e dezembro, com atualização pela Selic mensal entre a 1º de setembro e a data do pagamento.

 

Importante destacar que, para os que atrasarem a entrega da declaração do ITR, há multa no valor mínimo de R$ 50,00 e máximo de 20% do imposto apurado no documento.

 

Malha fina

 

Boa parte dos municípios de Rondônia vêm atualizando e informando à Receita Federal o chamado Valor da Terra Nua (VTN), para efeito de lançamento do ITR.

 

Quando o contribuinte declara o VTN menor que aquele informado pelos entes municipais, isso pode gerar inconsistências e a DITR é retida na “malha fina”. Nesse caso, havendo diferença de imposto, o Fisco cobra imposto suplementar mais multa de ofício mínima de 75%.

 

Por isso, o Profaz orienta os contribuintes do ITR para que se informem com a Secretaria de Fazenda de seu município sobre o VTN informado ao Fiscal Federal no final de abril deste ano, ou então, devem pesquisar no site da Receita Federal.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS