AGRICULTURA: Profissionais garantem qualidade e produção agrícola em Rondônia

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou o trabalho dos profissionais em favor do desenvolvimento agrícola e pecuário do Estado

AGRICULTURA: Profissionais garantem qualidade e produção agrícola em Rondônia

Foto: Jeferson Mota e Paulo Sergio

A atuação dos agrônomos é de relevância para o desenvolvimento de diversas cadeias produtivas do Brasil e do mundo. Em Rondônia, eles têm desempenhado um papel crucial no aumento significativo da produção agrícola. Conforme o último relatório da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, divulgado em 8 de setembro, o Estado registrou um aumento de aproximadamente 20% na produção de grãos em comparação com o ano de 2022. Essa conquista demonstra como o trabalho desses profissionais é vital na promoção da produtividade agrícola e no abastecimento de alimentos essenciais.
 
 
O agrônomo é um profissional que está ligado diretamente à nossa qualidade de vida e segurança alimentar. São responsáveis por planejar, supervisionar e otimizar o cultivo de plantas e a criação de animais, garantindo que tenhamos acesso a alimentos seguros e nutritivos, preservando os recursos naturais e contribuindo com a sustentabilidade da agricultura.
 
 
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou o trabalho dos profissionais em favor do desenvolvimento agrícola e pecuário do Estado. “A importância do agrônomo é evidente em sua contribuição para a produção de alimentos, o desenvolvimento sustentável, a proteção ambiental e a melhoria das condições de vida das comunidades rurais. Parabéns a todos os profissionais pelo seu dia”, salientou.
 
 
O titular da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Luiz Paulo enfatizou a importância do agrônomo para o processo de plantio, cultivo e sustentabilidade, além de fomentar a economia. “A nossa alta produtividade na lavoura e pecuária é resultado do trabalho do agrônomo, que lançam mão de técnicas avançadas para evoluir cada vez no campo”, enfatizou.
 
 
ATUAÇÃO NA SEAGRI
 
Na Seagri, este profissional se faz presente, atuando frente às coordenações e núcleos técnicos, sendo responsáveis por muitas cadeias produtivas no Estado, a exemplo da Coordenadoria de Agricultura Familiar – Cafamiliar, que mantém vários projetos que beneficiam centenas de produtores, o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos – PEAA.
 
 
O coordenador da Agricultura Familiar – Cafamiliar da Seagri, Eduardo Seti destacou que o agrônomo é responsável pelo manejo de diferentes culturas, desde o preparo do solo até a logística de comercialização da produção. “Ele consegue planejar o cultivo de forma a garantir uma produção otimizada, indicando tecnologias e conhecimentos cientificamente embasados para a eficiência da atividade agrícola tornando-a sustentável e rentável para o produtor Rural”, explicou.
 
 
Para a coordenadora de Desenvolvimento Agropecuário – CDAP da Seagri, Isis Fabiana Ximenes, os agrônomos desempenham um papel crucial na sociedade, ocupando várias funções essenciais relacionadas à agricultura, produção de alimentos e gestão de recursos naturais. “Nós desempenhamos um papel vital na garantia da segurança alimentar e na promoção da agricultura sustentável, enfrentando diariamente, os desafios que surgem na Agricultura moderna”, finalizou.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS