AGRICULTURA FAMILIAR: Nova tecnologia de produção de mandioca é apresentada pela Emater

Variedade de Mandioca BRS é própria para consumo de mesa

AGRICULTURA FAMILIAR: Nova tecnologia de produção de mandioca é apresentada pela Emater

Foto: Assessoria

O governo de Rondônia através da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) está orientando agricultores familiares do Estado sobre a inovação tecnológica no cultivo de mandioca de mesa, ou macaxeira, como também é conhecida a planta que carrega o nome cientifico de manihot esculenta. O trabalho dos extensionistas tem o objetivo de melhorar a qualidade e a produtividade das raízes de mandioca produzidas e comercializadas em todo o Estado.
 
 
Com essas atualizações, os técnicos da Emater-RO querem também capacitar os agricultores. Esses produtores atuarão como multiplicadores do cultivo das manivas. Para isso, foi realizada uma reunião técnica no campo experimental da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, no município de Vilhena.
 
 
MANDIOCA
 
A mandioca de mesa é a raiz mais consumida pelos brasileiros. O consumo desta planta está em torno de 5,3kg por pessoa. Na região Norte, no entanto, este consumo é muito superior à média, chegando a 23kg, em algumas áreas da região.
 
 
O alto consumo da mandioca por si só justifica o investimento do governo no desenvolvimento desse importante alimento. O governador do Estado, Marcos Rocha, destacou o incentivo dado à produção da mandioca. “Pensamos no grande produtor, mas principalmente no pequeno, que produz alimentos que chegam à mesa da nossa população. O governo tem realizado ações que vão ao encontro do incentivo da produção agrícola”, salientou.
 
 
O presidente da Emater, Luciano Brandão, destacou que no dia em 26 de julho desse ano foi fechada uma parceria com a Embrapa para divulgar a variedade da mandioca BRS 1668, desenvolvida por eles e registrada por Rondônia e que será multiplicada por produtores selecionados pelos técnicos da Emater-RO.
 
 
O gerente da Emater-RO, Cleverson Oliveira dos Santos explicou que essa parceria também já foi iniciada no Cone Sul do Estado.
 
 
VANTAGENS DA NOVA VARIEDADE
 
Conforme o boletim de pesquisa da Embrapa Rondônia esta nova variedade de mandioca que alcança produtividade de 25 toneladas por hectare, apresenta como principais vantagens: a precocidade, o baixo teor de fibras, ausência de amargor e boa taxa de amido, além da ótima apresentação com sua coloração amarela e o excelente aproveitamento no cozimento.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS