close

VISITA AO TRE: Jaqueline Cassol participa de debate sobre participação da mulher na política

A deputada também é presidente dos Progressistas no Estado e vem executando ações de conscientização política feminina

ASSESSORIA

16 de Novembro de 2019 às 11:25

VISITA AO TRE: Jaqueline Cassol participa de debate sobre participação da mulher na política

FOTO: (ASSESSORIA)

A presidente dos Progressistas em Rondônia, deputada federal Jaqueline Cassol, e o secretário-geral do partido, advogado Luiz Paulo Batista, estiveram, nesta quinta-feira (14), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO) para uma visita ao presidente do órgão, desembargador Sansão Saldanha. Entre os assuntos tratados, ações de fortalecimento e incentivo da participação feminina na política.

 

Jaqueline Cassol compartilhou com o presidente as ações que o partido vem executando para manter a organização partidária e as prestações de contas estritamente coesas, conforme determina a legislação eleitoral. Também ressaltou o trabalho de qualificação de candidatos e conscientização política da população dos Progressistas em Rondônia, em parceria com a Fundação Milton Campos.

 

Desde 2015, quando assumi a presidência do partido em Rondônia, estamos realizando eventos desta natureza. Entendo que o político precisa estar capacitado, entender não somente do processo eleitoral, de legislação, mas sim, de todos os meandros que permeiam o mandato. E isso a gente faz, através da Fundação”.

 

 

Participação da Mulher na Política

 

O aumento das candidaturas femininas nas eleições 2020 também foi assunto abordado entre a presidente dos Progressistas em Rondônia, deputada federal Jaqueline Cassol, secretário-geral do partido, advogado Luiz Paulo Batista e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO), desembargador Sansão Saldanha. O evento realizado pelo movimento das mulheres progressistas, ocorrido em Cacoal, no último sábado (9), foi destacado pela presidente.

 

O desembargador elogiou a iniciativa do partido em realizar eventos voltado para as mulheres. “Na competição entre homem e mulher nas eleições, eles tem levado a melhor. É necessário que as mulheres se organizem para ocupar mais espaço”, ponderou o Saldanha.

 

Por sua vez, o secretário-geral pontou outras ações dos Progressistas voltadas para o incentivo da participação feminina na política. “Começamos esse trabalho de forma tímida quando a Jaqueline Cassol assumiu a presidência. E vem crescendo. Tanto que lançamos o desafio que os Progressistas terão cinquenta por cento de mulheres candidatas nas próximas eleições”, argumentou Luiz Paulo Batista.

 

A consulta que obriga mínimo de 30% de mulheres na direção das siglas partidárias também foi assunto debatido. A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministra Rosa Weber, pretende julgar a matéria até maio de 2020, ou seja, antes das eleições municipais. “Essa é uma iniciativa que busca o fortalecimento as pautas femininas, ou seja, mais uma forma de incentivar a participação da mulher na política, não somente como candidatas, mas como tomadores de decisões”, salientou Jaqueline Cassol.

 

 

Portaria nº 791/2019

 

Ainda sobre a pauta feminina, a presidente dos Progressistas em Rondônia, deputada Jaqueline Cassol, destacou a Comissão Gestora de Política de Gênero (Portaria 791), criada pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, para atuar no planejamento e no acompanhamento de ações relacionadas ao incentivo à participação feminina na política e na Justiça Eleitoral.

 

Para a deputada, “essa é mais uma grande conquista da mulher na política”. Ela demonstrou anseio para que os estados também adotem a ideia criem a comissão. “Vejo que essa comissão é mais uma poderosa ferramenta para que as mulheres tenham autonomia e não sejam usadas como laranjas nas eleições”, destacou.

 

O desembargador presidente parabenizou a presidente e o secretário-geral dos Progressistas pela iniciativa. “Fico muito satisfeito em recebe-los aqui e ver a preocupação com um tema tão relevante. O Tribunal está de portas abertas para receber todos os políticos de todos os partidos”, finalizou o presidente.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS