close

ESPAÇO ABERTO: O mau exemplo de Extrema para futuros gestores públicos

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

12 de Abril de 2019 às 09:20

ESPAÇO ABERTO: O mau exemplo de Extrema para futuros gestores públicos

FOTO: (Rondoniaovivo)

SOLIDARIEDADE


O fundador da filosofia crítica dizia: O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. Pois é, em outras palavras, Immanuel Kant queria dizer que o futuro de alguém está na educação. E é justamente pensando nisso que a comunidade de Extrema, eu cito comunidade mesmo, porque todo o habitante do local, inclusive aqueles que estão sendo prejudicados com o bloqueio na BR 364, exigem uma solução imediata para o problema do transporte. Um comerciante me disse que vai para o segundo dia com o comércio fechado e fica mais dois, três se for o caso pois entende a preocupação de cada pai do distrito que tem filho em idade escolar. É um ato de solidariedade por uma causa mais do que justa.

 

 

PERECÍVEIS


É grande a preocupação de caminhoneiros, principalmente do Acre, quanto ao que pode ocorrer com as cargas de perecíveis que foram impedidas de chegar ao destino por conta do protesto na BR. Os motoristas destes caminhões de banana, por exemplo, disseram que já deveriam ter entregue as cargas na quarta-feira (10) na Capital. Não sabem nem se vão conseguir descarregar ainda hoje.

 

 

 

 

PROFESSORES


Muitos professores estavam com seus alunos no protesto em Extrema no entanto ninguém queria se manifestar publicamente. Temem represálias por falar a verdade. Meus caros mestres, suas manifestações seriam importantes, sem dúvida, mas diante do que os fatos mostram a população entende os vossos silêncios. 

 

 

KAXARARI


Índios da etnia Kaxarari chegaram na tarde desta quinta-feira (11) para reforçar a manifestação em Extrema. Dizem que a falta de transporte escolar não é o único problema. Afirmam que os governos Federal e Estadual também viraram as costas para a tribo quem vem passando por várias dificuldades.

 

 

 

 

SEM RESPOSTA


A pergunta mais frequente para nossas equipes de reportagem na manifestação em Extrema era porque a prefeitura deixou a situação chegar onde chegou. Respondemos que essa também era uma dúvida nossa pois falta de aviso e de evidências que isso iria acontecer os gestores tiveram de sobra.

 

 

ÚLTIMA TENTATIVA


Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal, lotada no posto próximo ao Presídio Federal de Porto Velho, esteve no local da manifestação no fim da tarde desta quinta-feira (11). Os policiais argumentaram sobre a decisão judicial dizendo que a ordem da justiça teria que ser cumprida e que eles precisariam da colaboração de todos para evitar um transtorno maior do que já vem ocorrendo até o momento. Conseguiram a compreensão dos manifestantes. De madrugada a pista foi liberada. 

 

 

 

 

 

PREFEITO FALOU


Em um vídeo, com pouco mais de 2 minutos de duração, o prefeito Hildon Chaves mostrou imagens dos ônibus que atenderão a Ponta do Abunã  já a partir de segunda-feira (15 ). Hildon fez questão de mostrar as condições de trafegabilidade dos veículos que, na opinião dele, estão em boas condições de uso. O prefeito citou ainda na gravação que é um contrato emergencial e que em breve ocorrerá a contração definitiva. 

 

 

 

 


6 MILHÕES DE CLIQUES


Sou avesso a falar e escrever na primeira pessoa mas não posso fugir de enaltecer o trabalho sério de quem busca a informação mais rápida e correta. O Rondoniaovivo, que já vem acompanhando passo a passo o drama das crianças que não estão podendo exercer o direito de estudar, como manda a Constituição, chegou cedo ao protesto na manhã desta quinta-feira (11).

 

Moradores de Extrema, preocupados com o que poderia ocorrer após a determinação da justiça para que a polícia liberasse a BR 364, entraram em contato com nossa produção pedindo a presença de uma equipe no local. Temiam uma ação mais rígida e conflituosa caso a polícia chegasse com tudo para fazer valer a decisão judicial. Imediatamente Paulo Andreoli, Diretor Geral do Rondoniaovivo, tratou de providenciar o deslocamento da equipe.

 

Fomos em 04 pessoas e desde o momento que chegamos em Extrema fomos abordados de forma muito tranquila e ponderada por dezenas de moradores da localidade, caminhoneiros, comerciantes e outras pessoas que de alguma maneira estavam envolvidas com a situação. Faço esse relato porque me chamou atenção a força e credibilidade do Rondoniaovivo junto à comunidade de Extrema. Pessoas que acreditam no trabalho sério desenvolvido pelo site que, com certeza, não é perfeito mas tenta sempre divulgar uma informação precisa e justa.

 

 

CREDIBILIDADE


Recebi com muita satisfação o print de uma conversa em um grupo onde faz parte o Ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta. Na troca de mensagens uma pessoa se mostra preocupada com o serviço aeromédico realizado por Bombeiros. Vale ressaltar que a coluna citou uma situação pontual mas pelo que parece o problema se estende a outros estados.

 

 

 

 


SAÚDE NÃO SE MANIFESTOU


Uma fonte da Secretaria Estadual de Saúde disse que o Secretário Fernando Máximo tem conhecimento do problema mas para não se “queimar” com os militares do governo, Comandante dos Bombeiros e Governador, preferiu se omitir. Há mais de 10 dias venho pedindo informações para a assessoria de imprensa da SESAU sem sucesso. No dia 01 de abril ( E NÃO É MENTIRA ), a assessora de imprensa de Fernando Máximo disse que ia “alí no gabinete falar rapidinho com o Secretário” e já respondia. Pelo que parece ainda não chegou lá.

 

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS