ÓRGÃOS EM RO: Doze doadores formalizam autorização via novo sistema eletrônico

Iniciativa busca ajudar mais de 42 mil pessoas que aguardam na fila por transplante de órgãos no país

ÓRGÃOS EM RO: Doze doadores formalizam autorização via novo sistema eletrônico

Foto: Reprodução da internet

De acordo com informações fornecidas pelos Cartórios de Notas de Rondônia em colaboração com o Poder Judiciário, 12 residentes do estado já formalizaram sua intenção de doar órgãos por meio de um documento oficial online.

 

Recentemente, no Brasil, foi introduzida a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), um método que permite que indivíduos expressem eletronicamente seu consentimento para a doação de órgãos e tecidos após a morte.

 

Esse processo é realizado através do cadastramento em um sistema oficial de doação de órgãos, onde a pessoa indica sua disposição de ser doadora.

 

A implementação da autorização eletrônica visa simplificar o reconhecimento e a observância da vontade do doador, aumentando assim a disponibilidade de órgãos para transplantes e, consequentemente, salvando vidas.

 

Segundo dados do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), que representa os 8.344 Cartórios de Notas do país, mais de 4.570 solicitações foram registradas em todas as 27 unidades federativas até 1º de maio.

 

Essa iniciativa quer auxiliar as mais de 42 mil pessoas que atualmente aguardam na fila por um transplante de órgãos no país.

 

Regulamentada pelo Provimento nº 164/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e disponível gratuitamente para toda a população, a AEDO registrada em cartório pode ser acessada, por meio do CPF do falecido, pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes, diretamente na Central Nacional de Doadores de Órgãos do Ministério da Saúde.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão da prefeita Valéria Garcia em Pimenteiras do Oeste?
Você é a favor do uso da linguagem neutra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS