POSSIBILIDADE: Folha da Amazônia pode ser usada no lugar do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa aponta novidade que pode acabar com poluição das águas de rios, incluindo o Madeira

POSSIBILIDADE: Folha da Amazônia pode ser usada no lugar do mercúrio na extração de ouro

Foto: Divulgação/Embrapa - Maurel Behling

Um estudo conduzido no Brasil revelou que extratores naturais derivados das folhas da árvore conhecida como pau-de-balsa, uma espécie nativa da Amazônia, podem oferecer uma alternativa sustentável e viável à extração de ouro, substituindo o uso do mercúrio.

 

Esta pesquisa, liderada pela Embrapa Florestas em colaboração com outras instituições, busca identificar formulações eficazes desses extratores que possam competir com o mercúrio, tanto em termos de eficiência na extração quanto na redução dos impactos na saúde humana e no meio ambiente.

 

Fotos: Maurel Behling

 

A região de Chocó, na Colômbia, já utiliza de forma artesanal as folhas de pau-de-balsa para essa finalidade, o que inspirou essa investigação. O objetivo é avançar do método artesanal para uma escala mais ampla, analisando a toxicidade, a citotoxicidade e buscando facilitar sua utilização.

 

Além disso, a pesquisa também abordará a produção sustentável da própria árvore de pau-de-balsa, que pode ser uma opção para a recuperação de áreas degradadas pelos garimpos. Isso inclui a possibilidade de estabelecer plantações locais para a produção dos bioextratores, criando uma espécie de fábrica local.

 

 

A iniciativa tem gerado expectativas positivas entre os garimpeiros, vislumbrando uma substituição do mercúrio por um método mais sustentável, além de potencial redução nos custos de extração.

 

Por meio desses esforços, busca-se não apenas desenvolver um bioextrator, mas também explorar outras aplicações da planta, como reflorestamento e uso da madeira, contribuindo assim para práticas mais sustentáveis na atividade garimpeira.

 

Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?
Como você classifica a gestão de Marcondes de Carvalho em Parecis?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS