AVANÇOS: Em 10 anos, casamentos homoafetivos crescem 420% em RO, segundo IBGE

2022 trouxe recorde nos números e mulheres são as que mais se casam no estado

AVANÇOS: Em 10 anos, casamentos homoafetivos crescem 420% em RO, segundo IBGE

Foto: Arquivo/CNJ

Em 2022, o estado de Rondônia atingiu um marco histórico no que diz respeito aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, de acordo com dados do IBGE.

 

Durante uma década, os casamentos homoafetivos aumentaram em 420% na região, considerando apenas os registros civis em cartórios, excluindo as uniões estáveis.

 

No ano mencionado, foram oficializados 52 casamentos homoafetivos em Rondônia, o maior número desde 2013, quando apenas 10 matrimônios foram celebrados.

 

Entre os casais homoafetivos, as mulheres lideram em número, representando 174 casamentos desde 2013, enquanto os casamentos entre homens totalizaram 115.

 

Apesar do notável crescimento, os casamentos entre pessoas do mesmo sexo ainda representam uma parcela pequena em comparação com os matrimônios entre pessoas de sexos diferentes.

 

Em 2022, essas uniões corresponderam a apenas 0,4% do total de casamentos registrados em Rondônia, que somaram 11.923 no período.

 

É importante destacar que o aumento nos casamentos homoafetivos não é exclusivo de Rondônia, mas sim uma tendência observada em todo o país.

 

As regiões Norte, Sudeste e Sul apresentaram os maiores crescimentos percentuais, com destaque para o Norte, que registrou um aumento de 32,8%.

Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?
Como você classifica a gestão de Marcondes de Carvalho em Parecis?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS