FUNARTE: Convocatória para 'Mapeamento de Acervos de Arte no Brasil' está com inscrições abertas

O cadastro, gratuito e on-line, pode ser realizado até o dia 25 de ste mês

FUNARTE: Convocatória para 'Mapeamento de Acervos de Arte no Brasil' está com inscrições abertas

Foto: Divulgação

 As inscrições para a convocatória “Funarte Mapeamento de Acervos de Arte no Brasil” se encerram no dia 25 deste mês. Este serviço foi criado pelo Centro de Documentação da Funarte com o objetivo de identificar os acervos documentais, bibliográficos e artísticos pertencentes a artistas, coletivos, e entidades nas áreas das Artes Visuais, Circo, Dança, Música e Teatro e demais cidadãos.

 

A identificação destes conjuntos, segundo a Fundação, é o primeiro passo para conhecer onde, quantos e quais são as necessidades de tratamento e preservação dos acervos e coleções, desassistidos por instituições ou em situação de risco existentes em todas as regiões do país. "Estas são informações fundamentais para a formulação futura de uma política para preservação dos acervos e valorização da memória das artes no Brasil", destaca a Funarte.

 

O cadastro gratuito e on-line dos acervos documentais, bibliográficos e artísticos existentes no Brasil é voltado para pessoas físicas e jurídicas, e pode ser realizado neste link aqui.

 

Sobre o Centro de Documentação (CEDOC) da Funarte

 

O Centro de Documentação (CEDOC) da Funarte é considerado um patrimônio da cultura brasileira. Conta, hoje, com um acervo de quase 2 milhões de itens, como livros, revistas, fotografias, cartazes e programas de espetáculos, registros audiovisuais, dentre outros materiais de pesquisa. O acervo reflete uma parte fundamental da história das artes brasileiras nos séculos 20 e 21, nas áreas de teatro, dança, circo, música e artes visuais, provenientes de diversas instituições culturais já extintas, da doação e da aquisição de arquivos privados, além de guardar a própria memória institucional da entidade.

 

O Centro de Documentação disponibiliza, por meio de consulta, o acervo digital da sua Biblioteca Edmundo Moniz e atualmente o público pode acessar virtualmente um amplo patrimônio documental que é parte fundamental da rica e diversa memória das artes no Brasil. Fisicamente, o CEDOC encontra-se em processo de mudança de sede e pode ser contatado através do e-mail: cedoc@funarte.gov.br. Seu acervo digital e digitalizado pode ser consultado aqui.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão da prefeita Valéria Garcia em Pimenteiras do Oeste?
Você é a favor do uso da linguagem neutra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS