PESADELO: Onda de calor faz mil pessoas desmaiarem em show e vitimiza mulher no RJ

Sensação térmica alcançou 60°C dentro de estádio; ministro Flávio Dino ordenou investigação sobre proibição de água em evento

PESADELO: Onda de calor faz mil pessoas desmaiarem em show e vitimiza mulher no RJ

Foto: Reprodução de redes sociais

Na noite da última sexta-feira (17), durante um show que acontecia no Estádio Engenhão Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ), uma jovem de 23 anos morreu de parada cardiorrespiratória causada pela onda de calor.
 
Ana Benevides era estudante de psicologia e assistia ao show de Taylor Swift, cantora pop americana que está em turnê pelo mundo e visita o país pela primeira vez em uma década. O primeiro show da cantora aconteceu na capital carioca, que ainda na sexta-feira registrou sensação térmica recorde de 59,3 graus Celsius (°C).
 
Benevides e uma amiga viajaram de Mato Grosso do Sul até o Rio para ver a cantora. "Na segunda música ela simplesmente desmaiou. Aí tiramos ela com ajuda dos seguranças e corremos para o postinho de apoio no estádio, e lá eles atenderam ela, e encaminharam pra ambulância", lembra Daniele Melin, amiga de Ana em entrevista à TV Globo.
 
Ainda dentro do estádio, socorristas tentaram, sem sucesso, reanimar a jovem por mais de 40 minutos. Ana Benevides morreu a caminho do hospital. De acordo com Thiago Fernandes, enfermeiro e amigo de Ana, era o sonho da vida da jovem assistir a cantora ao vivo.“Era o sonho da vida dela. Quero que ela seja lembrada”, disse Thiago em entrevista à Folha. 
 
Nas redes sociais, Thiago relembrou o sonho de Ana e expressou tristeza. "Eu simplesmente não consigo acreditar que você não está mais aqui. Não consigo aceitar isso", escreveu ele. "Conversamos sobre esse show tantas vezes, e como eu queria estar contigo. Estou tão triste que eu não sei o que fazer. Você era uma das minhas amigas mais antigas. Por tanto tempo, e agora em diante, só nas memórias! Eu espero que você esteja bem agora. Descanse!"
 
Taylor Swift lamentou a morte da fã nas redes sociais e disse, em nota: "O que eu quero dizer agora é que sinto muitíssimo pela perda e meu coração partido está ao lado da família e dos amigos. Esta é a última coisa que se quer pensei quando decidi trazer esta turnê ao Brasil”, escreveu a cantora. "Tenho poucas informações sobre o que aconteceu, mas tudo que eu sei é que ela [Ana] era linda e jovem demais."
 
A artista também adiou o show deste sábado (18), para prezar pela segurança dos fãs e da equipe.
 
 
 

 

Tragédia Anunciada?

 
Para além da triste fatalidade, o Corpo de Bombeiros presente no evento registrou mais de mil desmaios no público durante o evento. Dentro do estádio, a sensação térmica era de cerca de 60°C. 
 
Apesar das altas temperaturas causadas pela onda de calor, funcionários do estádio não permitiam que fãs entrassem no evento com garrafinhas de água. Dentro do Engenhão, vendiam-se copos de água de 300ml por R$ 08,00.
 
É dito também que a produção do evento, Time For Fun (T4F), cobriu, com tapumes, as passagens de circulação de ar do estádio para evitar que o público do lado de fora conseguisse assistir ao show - o que pode ter aumentado ainda mais a temperatura do local.
 
Durante o show, Swift parou duas vezes para distribuir água e pedir que sua equipe e a do estádio ajudassem os fãs e distribuissem água. Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ouvir o público pedindo água.
 
 
 
 
Após a repercussão da tragédia de Ana Benevides, o ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou que a Secretária do Consumidor vai adotar, ainda neste sábado (18), medidas emergências para o acesso à água em shows e outros espetáculos públicos. Em uma postagem no X (antigo Twitter), Dino afirmou que também vai adotar medidas relativas às responsabilidades das organizadoras de eventos pelos danos já causados.
 
 
 
 
A deputada federal paulista Erika Hilton (PSOL), denunciou a T4F ao Ministério Público Federal. "Água é direito. Vejo como criminosa a proibição de que o público entrasse com água no show da cantora Taylor Swift no Rio ontem. A hidratação é essencial durante uma onda de calor como a que estamos enfrentando e não pode ser vista como fonte de lucro. Mas infelizmente a T4F não compartilha dessa visão.", disse a parlamentar.
 
 
 
 
O Procon/RJ também notificou a empresa responsável pela organização.
 
Taylor Swift tem mais cinco shows marcados no Brasil, em uma corrida que vai se estender até o dia 26/11. O Rondoniaovivo vai acompanhar a situação. Este material está em atualização.
 
* Com conteúdo de Folha, Estadão, Carta Capital.
Direito ao esquecimento
Como você classifica os serviços da Energisa?
Como você classifica a gestão do prefeito Hildon Chaves em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS